Reunião Plenária do Comitê agendada para o próximo dia 27 de Fevereiro

19 de fevereiro, 2014


Conselheiros , segue a convocação para nossa próxima Plenária do dia 27 de fevereiro, AS 14:00h, no CDLN – Clube dos Diretores Logísticos de Niterói, localizado na Rua General Andrade Neves, 31 – Centro – Niterói. Contamos com a presença de todos e relembramos:

1. Os documentos que acompanham a Pauta , são aqueles  recebidos pela Secretaría até o último dia 12, sendo assim os Coordenadores  dos Sub-Comitês e das CTs , que por ventura ainda dependem de alguma reunião para em conformidade com o acordado na ultima Reunião Conjunta do dia 30 de janeiro , (Art 10-inciso I R.I.),   encaminhar para o Diretor Geral e Secretária em tempo hábil as Atividades   Realizadas  e Deliberações de 2013 bem como os Planos e Metas para 2014 , solicito o  máximo de compreensão.
2.Por outro lado como é do conhecimento de todos, a atual Diretoria assumiu como compromisso perseguir as seguintes metas prioritárias:
  • Discutir a questão da água e esgoto na Região Hidrográfica;
  • Implantar a AGBG para entre outras tarefas prover informação e apoio operacional aos subcomites, algo sempre reclamado por todos;
  • Viabilizar programa que financie a formulação de Planos de Bacia em toda Região Hidrografica da Baia de Guanabara, incluindo as bacias das lagoas litorâneas;
Estamos atuando com gestão junto a Diretoria do INEA e a SEA. para em breve, a AGBG, uma prioridade definida e aprovada pelo Comitê ha muitos anos, se tornará uma realidade. A AGBG funcionará para implementar as prioridades definidas pelos Subcomitês nos encontros realizados no ano passado.
O segundo compromisso, tão importante quanto o primeiro, é dotar a Região Hidrográfica de Planos de Bacia para guiar os investimentos. Sem os planos, o contrato de gestão e os planos de investimento não há como liberar recursos para projetos pequenos, médios ou grandes.
Para consolidar o amadurecimento dessas prioridades estamos organizando uma oficina, para possibilitar coletivamente as sugestões dos subcomites especialmente para a definição de diretrizes para serem incorporadas aos planos de bacia.
É nosso propósito organizar o quanto antes, esta Oficina, uma para cada subcomitê e uma final da Diretoria do Comitê com o INEA e os coordenadores.
Para tanto solicitamos que os Coordenadores dos Sub-Comitês  e Diretores que fazem parte dos Colegiados dos SubComites  com a colaboracão e a valiosa ajuda dos Coordenadores das CTS iniciem imediatamente debates para reunir diretrizes a serem incorporadas aos termos de referência dos planos de bacia , como por exemplo :
Quais os principais desafios que devem ser enfrentados nas áreas de águas e esgoto, agravamento das enchentes devido a impermeabilização dos solos causado pela urbanização, recuperação ambiental de rios e lagoas, consolidação de unidades de conservação para proteção de nascentes e encostas, prevenção de cheias, doenças de veiculaçao hídrica (dengue), integracao com os sistemas lagunares e zonas costeiras, transporte hidroviário e outros temas.
Certos de que juntos venceremos este desafio
Atenciosamente
Alexandre Braga
Secretaría