Coleta e Tratamento de Esgotos Sanitários

A coleta e o tratamento dos efluentes constituem atividades de suma importância para a correta gestão dos recursos hídricos de uma região, considerando que o abastecimento de água e a consequente geração de efluentes sanitários são, geralmente, responsáveis por grande parte do consumo qualitativo e quantitativo dos recursos hídricos dentro de uma bacia hidrográfica, possuindo, assim, grande impacto na disponibilidade e qualidade da água.

Entendendo a dificuldade dos municípios para ampliação de seus respectivos sistemas de saneamento básico na mesma proporção em que se dá o desenvolvimento econômico e demográfico de sua região, o CBH Baía de Guanabara destinou recursos para o macroprograma Coleta e Tratamento de Esgotos Sanitários. O macroprograma em tela propõe-se à consolidação de editais para implantação de sistemas convencional e alternativo de saneamento ambiental para coleta e tratamento de efluentes sanitários domésticos em regiões desprovidas destes sistemas, na Região Hidrográfica V.   

As ações deliberadas englobam a elaboração de estudos e projetos de coleta e tratamento de esgotos, além da execução de obras.

  • Contratação de serviços especializados para estudo de concepção a respeito das alternativas ecológicas de esgotamento Sanitário e elaboração de Projeto básico para o Canal das Taxas localizado no bairro do Recreio dos Bandeirantes, município do Rio de Janeiro.


Etapa1
Ata 26-04-2021_Produto_1_Ecotools_edital26_2020
Plano de Trabalho_Produto_1_Ecotools_edital26_2020
Relatório de Visita e Fotográfico_Produto_1_Ecotools_edital26_2020