subcomitê

Oeste

Subcomitê Oeste

O Subcomitê Trecho Oeste é mais antigo do que o CBH Baía de Guanabara, tendo sido constituído em 2001, juntamente com o Comitê Leste, que, posteriormente, se tornou o Subcomitê Leste do Comitê da Baía de Guanabara.

O Subcomitê Oeste está localizado na região mais populosa do estado do Rio de Janeiro, incluindo os municípios da Baixada Fluminense. Enfrenta grandes desafios e os principais são a densidade populacional e a ocupação irregular, que impactam negativamente no saneamento e tratamento do esgoto.

O grande número de indústrias localizadas no território agrava ainda mais a situação e coloca o subcomitê em um complexo cenário socioeconômico. Reverter esse panorama é uma das missões do Subcomitê Oeste.

Conheça a composição do Subcomitê Oeste do CBH Baía de Guanabara para o mandato 2022-2024

Vista do centro do Rio de Janeiro e da Ponte Rio-Niterói/Divulgação

A área de atuação do Subcomitê Oeste se inicia na bacia hidrográfica do Rio Saracuruna/Inhomirim e se estende até a Bacia do Rio Carioca, compreendendo ainda as bacias dos Rios Sarapuí/Iguaçu, Rios Acari/S. J. de Meriti, Rio Irajá, Rio Faria e Timbó, Rio Maracanã, Rio Carioca e as áreas drenantes para a Baía de Guanabara a noroeste, oeste e sudoeste, desde a foz do Rio Suruí até o Pão de Açúcar.

Fazem parte da área do subcomitê, integralmente, os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis, e, parcialmente, Petrópolis, Nova Iguaçu, Magé e Rio de Janeiro.

Dados

Área: 148.726,38 hectares (30,94% da área total do CBH Baía de Guanabara)

População: 4.538.072,31 habitantes (54,14% da população total)*

*Fonte: Nota Explicativa sobre a construção da tabela de densidade demográfica da Região Hidrográfica V (RH-V) com os resultados preliminares do Censo 2022 (IBGE, 2022), AGEVAP 2023.