subcomitê

Maricá

Subcomitê Maricá-Guarapina

O Sistema Lagunar de Maricá-Guarapina, de vertente oceânica, é um ambiente costeiro. Com área de mais de 34 km², é composto por cinco lagoas de água salobra (mistura de água doce com água salgada). A maior delas é a Lagoa Maricá, cujo espelho d’água tem mais de 18 km². As outras são as lagoas da Barra, Guarapina, Padre e Brava. Esta sub-região hidrográfica abrange três bacias principais: a do Rio Vigário, a do Rio Ubatiba e a do Rio Caranguejo.

Historicamente, a comunidade da região encontrou na pesca uma de suas principais atividades econômicas. Criação de animais e produção agrícolas são outras fortes atividades.

Conheça a composição do Subcomitê Maricá do CBH Baía de Guanabara para o mandato 2022-2024

Vista aérea de Maricá/Divulgação

E por essas características, ações de saneamento rural são imprescindíveis para preservar a saúde das pessoas e manter o equilíbrio com o ecossistema ao redor. A atenção deve estar na instalação de fossas ecológicas, cisternas, tratamento de água para uso doméstico e o descarte correto de resíduos para que o lixo não acabe nos corpos hídricos.

Na virada do século XXI, chegaram à região grandes condomínios e o turismo de veraneio. A demanda pela construção civil e os serviços aumentou, assim como a sobrecarga de efluentes e, por consequência, a demanda por mais água.

Dados

Área: 34.271,39 hectares (7,13% da área total do CBH Baía de Guanabara)

População: 187.009,58 habitantes (2,23% da população total)*

*Fonte: Nota Explicativa sobre a construção da tabela de densidade demográfica da Região Hidrográfica V (RH-V) com os resultados preliminares do Censo 2022 (IBGE, 2022), AGEVAP 2023.