Educação Ambiental, Mobilização e Capacitação

O papel da Educação Ambiental é sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, oferecendo, ao mesmo tempo, opções de subsistência e oportunidades para melhorar sua qualidade de vida, mostrando que as comunidades locais são as principais beneficiadas com as atividades de conservação.

Existe, portanto, a necessidade de promover o crescimento da consciência ambiental, expandindo a possibilidade de a população participar em um nível mais alto no processo decisório, como uma forma de fortalecer sua corresponsabilidade na fiscalização e no controle dos agentes de degradação ambiental, notadamente dos recursos hídricos.

Nesse sentido, entre os macroprogramas aprovados no planejamento estratégico do CBH Baía de Guanabara, está o de Educação Ambiental, Mobilização e Capacitação, haja vista a importância dessas ações como ferramentas de gestão para o Comitê de Bacia.

Dessa forma, foram definidos dois objetivos para o cumprimento das ações propostas:

  • Contratação de instituição especializada para elaboração de um Plano de Educação Ambiental para as bacias da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (RH-V);
  • Publicação de edital de chamamento para projetos de Educação Ambiental na educação formal e não formal, com foco em recursos hídricos, para as bacias da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (RH-V).

O total investido será de R$ 1.528.429,76 (um milhão, quinhentos e vinte e oito mil, quatrocentos e vinte e nove reais e setenta e seis centavos).