subcomitê

Jacarepaguá

Subcomitê Jacarepaguá

A Baixada de Jacarepaguá é um ambiente costeiro formada por uma planície litorânea situada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A Sub-região hidrográfica é limitada pelas encostas atlânticas do Maciço da Pedra Branca, a oeste, pelo Maciço da Tijuca, a leste, pelas Lagoas de Marapendi, Lagoinhas (ou Taxas), Jacarepaguá, Camorim e Tijuca, ao sul, e pela Serra do Valqueire, ao norte. A linha limite ao sul é a linha costeira que segue do Canal da Visconde de Albuquerque até a Ponta de Grumari. Estas lagoas formaram-se após um processo de assoreamento marítimo que resultou na restinga onde se situa a Região da Barra da Tijuca.

O conjunto lagunar de Jacarepaguá possui uma área de, aproximadamente, 13,24 km². A lagoa de Jacarepaguá é a mais interiorizada do conjunto e possui área de 4,07 km². Camorim comporta-se como um canal de ligação entre as lagoas da Tijuca, a leste, e de Jacarepaguá, a oeste, com área de lagoa de 0,80 km². A lagoa da Tijuca é a maior deste conjunto, com 4,34 km², e a menor é a Lagoinha (ou Taxas), com 0,70 km². A Região Lagunar de Jacarepaguá é formada pelos rios Guerenguê e Passarinhos, provenientes do Maciço da Pedra Branca, pelo Rio Grande (Maciços da Tijuca e Pedra Branca) e pelos rios Pedras e Anil (Maciço da Tijuca).

A maior parte da Sub-Região do Sistema Lagunar de Jacarepaguá está inserida na Área de Planejamento 4 (AP4) do município do Rio de Janeiro

Conheça a composição do Subcomitê JPA do CBH Baía de Guanabara para o mandato 2024-2026

Vista aérea de Jacarepaguá/Divulgação

O Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá foi criado em outubro de 2011 e conta com a participação do Poder Público, dos Usuários da Água e da Sociedade Civil Organizada, visando ao uso sustentável dos recursos hídricos, quanto aos aspectos de quantidade e qualidade das águas das lagoas da Barra e Jacarepaguá e dos seus cursos hídricos.

A região hidrográfica da Baixada de Jacarepaguá, que está limitada pelos maciços da Pedra Branca e da Tijuca, integra o Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá.

São objetivos do Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá:

  • Promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos, incluindo-se as Unidades de Conservação da Natureza;
  • Encaminhar ao CBH da Baia de Guanabara propostas que incluam ações de mobilização e educação ambiental, de saneamento e implantação dos usos múltiplos no Sistema Lagunar de Jacarepaguá, destacando-se o transporte hidroviário público, a pesca, o lazer e a consequente melhoria da qualidade ambiental e de vida da população;
  • Acompanhar junto ao Poder Público as obras de potencial impacto ambiental a serem realizadas nas lagoas e no seu entorno;
  • Cobrar o devido acompanhamento e fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, visando à proteção do espelho d’água do Sistema Lagunar e cursos hídricos e áreas de preservação permanente.

Dados

Área: 30.146,58 hectares (6,27% da área total do CBH Baía de Guanabara)

População: 1.560.014,93 habitantes (18,60% da população total)*

*Fonte: Nota Explicativa sobre a construção da tabela de densidade demográfica da Região Hidrográfica V (RH-V) com os resultados preliminares do Censo 2022 (IBGE, 2022), AGEVAP 2023.