O Subcomitê Trecho Leste é mais antigo do que o CBH Baía de Guanabara, tendo sido constituído em 2001, juntamente com o Comitê Oeste, que, posteriormente, se tornou o Subcomitê Oeste do Comitê da Baía de Guanabara.
O Subcomitê Leste é o maior território dentro do CBH Baía de Guanabara e possui a maior área de preservação ambiental, onde se destaca a Área de Proteção Ambiental (APA) Guapimirim. Apesar de ser a parte ambientalmente mais preservada da Baía, enfrenta desafios como o fato de uma parcela de sua população não dispor de saneamento urbano ou rural e tem como objetivo proteger os recursos hídricos e ambientais que ainda resistem à poluição e à ocupação humana.
Conheça a composição do Subcomitê Leste do CBH Baía de Guanabara para o mandato 2024-2026
A área do Subcomitê Leste começa na vertente guanabarina do Forte Imbuí, no município de Niterói, e vai até a bacia do Rio Suruí, compreendendo o conjunto de bacias hidrográficas dos rios Mutondo e Imboaçu; rios Guaxindiba/Alcântara; Rio Caceribu; rios Guapi/Macacu; Rio Roncador, também denominado Santo Aleixo;
Rio Iriri; Rio Suruí e áreas drenantes para a Baía de Guanabara a nordeste, leste e sudeste, desde a bacia do Rio Suruí até o Sistema Lagunar de Itaipu-Piratininga.
Fazem parte desta sub-região hidrográfica, integralmente, os municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Guapimirim, e, parcialmente, Rio Bonito, Magé, Cachoeiras de Macacu e Niterói (em suas bacias de vertente interior guanabarina).
Área: 257.947,07 hectares (53,66% da área total do CBH Baía de Guanabara)
População: 1.694.259,70 habitantes (20,21% da população total)*