Relatório sobre Cenário Ambiental faz panorama da situação da RH-V

12 de janeiro, 2023


O Relatório Digital sobre o Cenário Ambiental já está disponível para consulta no site do CBH Baía da Guanabara. O documento foi elaborado pela AGEVAP e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e traz informações hidrográficas, socioeconômicas e ambientais importantes sobre a situação dos recursos hídricos na Região Hidrográfica V e de outros aspectos relevantes da bacia.

Os resultados de balanço hídrico apresentados no Plano de Recursos Hídricos foram classificados conforme o índice Water Exploitation Index (WEI). De acordo com o índice WEI, nenhuma Unidade Hidrológica de Planejamento (UHP) na RH-V apresenta uma situação excelente ou confortável e em relação ao balanço qualitativo, ou seja, conclui-se que as águas da região estão no seu limite quando se trata de receber mais carga poluidora de efluentes domésticos.

Outro dado preocupante é que cerca de 1 milhão de pessoas, considerando os 17 municípios que possuem parte ou a totalidade dos seus territórios inseridos na RH-V, não possuem acesso a água encanada e tratada. Segundo estimativa baseada nos dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), apenas cerca de 35% do volume de esgotos gerados por esses 17 municípios são tratados antes de serem lançados nos corpos hídricos. No ano de 2022, até o mês de agosto, foi investido um montante de R$ 3.789.745,91 de recursos estaduais na região. A maior parte dos investimentos refere-se às ações de gestão integrada dos recursos hídricos, que representam cerca de 86% do total desembolsado.  

Essas informações do relatório contribuem para uma melhor compreensão da realidade da região, ajudando a elaborar pesquisas e levantamentos e na tomada de decisões dos gestores com atuação na região.