Programação Anual de Atividades e Desembolso do Comitê foi aprovada em plenária

17 de fevereiro, 2023


A Programação Anual de Atividades e Desembolso do CBH Baía de Guanabara foi aprovada na 1ª Reunião Ordinária Plenária do Comitê de 2023, que foi realizada no dia 16/02. O documento estabelece um planejamento anual de investimentos e ações que deverão ser implementados em 2023. O objetivo principal é aprimorar ainda mais a gestão e implementar de forma efetiva ações e projetos que resultem na melhoria da quantidade e da qualidade da água disponível na bacia.

A PAAD do CBH-BG foi elaborada em conformidade com os macroprogramas do Plano de Aplicação Plurianual (PAP), que define o planejamento orçamentário, considerando ainda a capacidade de execução operacional da agência de águas. É importante destacar que ela prevê um desembolso de cerca de R$11 milhões em projetos no decorrer de 2023.

Vale ressaltar que a PAAD é considerada em 5 dos 7 Critérios de avaliação do novo Contrato de Gestão, assinado, no fim de 2022, pelo INEA e Agevap, com interveniência da CBH-BG, para exercício de função de agência de água na Região Hidrográfica-V, destacando seu nível de relevância, tanto para o Comitê, como para entidade delegatária. É um instrumento importante para que as metas definidas possam ser alcançadas e realizadas com maior objetividade, fomentando assim, ações e resultados com mais efetividade por parte das Secretarias e Comitês.