Praias da Bica e do Flamengo são liberadas para banho

24 de março, 2023


Praia do Flamengo – Crédito: Divulgaçao Depositphotos

Uma ótima notícia para os cariocas na semana do Dia Mundial da Água: as praias da Bica, na Ilha do Governador e a do Flamengo, ambas na Baía de Guanabara, foram liberadas para banho. O Instituto Estadual do Ambiente do Rio (INEA) atestou a boa qualidade da água no último boletim de balneabilidade.

A praia da Bica tinha histórico de má qualidade da água, mas começou a mostrar sinais de melhora em 2022, quando foi considerada regular. A praia foi liberada para banho em janeiro deste ano, apenas no ponto situado em frente à Rua Henrique Lacombe. Uma galeria de cintura foi construída para receber águas pluviais, contaminadas pelo esgoto, uma providência que fez a diferença.

Já a praia do Flamengo apresenta águas cristalinas e está mais limpa porque as águas poluídas do rio Carioca que eram lançadas na praia, estão sendo captadas pelo interceptor oceânico, de acordo com a análise do INEA.

Aos poucos, a Baía de Guanabara vai se tornando referência de praias limpas e de ações de despoluição eficientes.

Monitoramento Quali- Quantitativo do CBH BG

O CBH Baía de Guanabara executa muitas ações de melhoria da qualidade da água e uma delas é o Monitoramento Quali-Quantitativo da água da Região Hidrográfica V.  Esse acompanhamento mensal é fundamental para complementar a rede de análise existente e para subsidiar as tomadas de decisões necessárias para a melhoria das condições dos corpos hídricos, em quantidade e qualidade.

Com um investimento de R$ 2.293.350, ao todo são 93 pontos de coleta amostrados mensalmente ao longo de 2 anos e meio (30 meses), compreendendo 13 parâmetros de qualidade, 10 dos quais definidos para determinação do índice de qualidade da água (IQA), além de medição de vazão em 50 pontos.