Nota de falecimento – Victor Coelho

1 de fevereiro, 2022


É com grande pesar que o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH-BG) comunica o falecimento do engenheiro civil, Victor Coelho. Ele é considerado um dos principais especialistas sobre a Baía de Guanabara e foi autor de livros como “Baía de Guanabara: uma história de agressão ambiental“ e “Lagoa Rodrigo de Freitas: uma discussão centenária”. 

Victor entrou para o serviço público em 1965, pelo Estado da Guanabara, lotado inicialmente no DLU (Departamento de Limpeza Urbana), passando depois para o IES (Instituto de Engenharia Sanitária), em 1969.

Além disso, Victor participou da criação da FEEMA (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), em 1975, onde atuou como diretor, vice-presidente e presidente, encerrando sua carreira em 1996. Em 1977, passou a ser consultor da Organização Panamericada da Saúde (OPS) tendo participado ativamente da criação da Rede Mundial de Monitoramento de Qualidade das Águas na América Latina.

Em 1981 e 1982, participou como representante da OPS na elaboração do Plano Nacional de Controle de Poluição das Águas da Costa Rica, e depois em 1983 na Guatemala.

Manifestamos nossas condolências aos familiares e amigos neste momento de imensa dor, e agradecemos todas as contribuições na busca por soluções para os problemas na gestão das águas no Estado do Rio de Janeiro.

Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH-BG)