Monitoramento do CBH Baía de Guanabara ajudou a descobrir fissura no tubo de esgoto do Rio Rainha

2 de fevereiro, 2023


A partir do acompanhamento dos relatórios mensais de Monitoramento da Qualidade da Água produzidos pelo CBH Baía de Guanabara, a Associação de Moradores do Alto Gávea (Amalga) constatou grave degradação do Indice de Qualidade da Água (IQA) na bacia do rio Rainha, entre os pontos R3a e R11, trecho em que o rio corre da Rua João Borges até o Planetário do Rio de Janeiro. A qualidade da água nesse trecho deveria ser boa, pois vem das matas do Parque da Cidade onde há nascentes do Rio Rainha e só passa por área de ocupação formal, onde se encontram residências de alto padrão. Esse fato acendeu um sinal vermelho e mostrou que havia uma irregularidade. É importante ressaltar que uma associação de moradores usou uma ferramenta que é pública e cujos canais estão disponíveis no site para qualquer interessado.

A partir do alerta dos relatórios de monitoramento do Subcomitê da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Amalga, a Patrulha Ambiental e a concessionária Águas do Rio foram ao local na última sexta-feira, 27, buscar prováveis lançamentos irregulares nos dutos que coletam as águas pluviais, assim como lançamentos diretamente no Rio Rainha.

Já havia uma notificação sobre irregularidade de dois anos atrás naquela mesma área. A equipe da Águas do Rio fez uma análise com amostras coletadas e foi detectado que há uma fissura na tubulação de esgoto na área. Após o Carnaval, o vazamento será consertado pela concessionária Águas do Rio, conforme autorização da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET –Rio) e o problema será solucionado.

Essa ocorrência ilustra a importância dos relatórios de monitoramento do CBH Baía de Guanabara que fornecem informações relevantes que possibilitam a descoberta de inúmeros problemas e auxiliam na tomada de decisões e resolução das   irregularidades. 

Vale destacar que qualquer cidadão da sociedade civil pode fazer uma denúncia a respeito de irregularidades para a Patrulha Ambiental no Rio. Esse canal de informação está aberto à população. Para fazer uma denúncia, basta ligar para o número 1746, que funciona 24 horas por dia. 

Para falar com a concessionária Águas do Rio ou para fazer denúncias, basta ligar para o número 08001950195. A ligação é gratuita. 

O relatório de monitoramento está disponível para consulta no site e qualquer pessoa pode acessá-lo no link: https://comitebaiadeguanabara.org.br/wp-content/uploads/2023/01/Relatorio-Fotografico-14.pdf