Hoje (18) é o dia de conscientização sobre a situação da Baía de Guanabara

18 de janeiro, 2022


A data foi estabelecida pela lei 3616/2001, criada para lembrar a data do vazamento de um tubo submarino que resultou em uma enorme mancha de óleo. Desde a criação desta lei, o dia 18 de janeiro é o Dia Estadual da Baía de Guanabara.

Nesse dia tão importante para a sensibilização e mobilização, o CBH-BG vem reiterar a importância da preservação dos recursos hídricos e lembrar a todos que a situação atual da Baía de Guanabara é também um reflexo do que acontece no território do seu entorno.

A poluição dos nossos rios, lagoas e baías fala muito do que nós somos como sociedade e das decisões que tomamos no passado.

É importante que todos façam sua parte para reverter o quadro de degradação dos nossos recursos hídricos e da Baía de Guanabara.

Vale ressaltar que o CBH-BG, vem integrando os esforços do Poder Público, dos Usuários e da Sociedade Civil, para soluções regionais de proteção, conservação e recuperação dos corpos de água.

Com objetivo do uso sustentado dos recursos naturais, a recuperação ambiental e a conservação dos corpos hídricos quanto aos aspectos de quantidade e qualidade das águas da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara.