Comitê participa de audiência pública na Alerj sobre os recursos do FECAM em 2023

4 de maio, 2023


O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara) participou, no dia 24 de abril, de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sobre os recursos do Fundo Estadual De Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM). O debate foi realizado pela Comissão de Meio Ambiente (CDAM) da Alerj e na oportunidade foram debatidas a expectativa de receita para 2023 e a execução dos recursos, com aplicação inédita em projetos relacionados à fauna.  

Na ocasião, a presidente do Comitê, Adriana Bocaiuva, alertou para a importância da inclusão dos Comitês de Bacia Hidrográfica no debate sobre as aplicações dos recursos do FECAM, como forma de otimização da aplicação de esforços e recursos do FECAM e do Comitê em projetos comuns. 

Além disso, durante a audiência, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Philipe Campelo, enfatizou a importância da participação dos CBHs no debate e defendeu o papel propositivo que os comitês devem ocupar nesse processo, apresentando projetos que já sofreram amplo debate nos colegiados. “Os comitês, além de executarem soluções baseadas na natureza, na restauração florestal e nos projetos de educação ambiental, têm um papel de propor projetos, o que adiantaria uma fase da etapa na conversa com a sociedade.”