O programa Sanear Baía de Guanabara (Sanear BG) está completando um ano de atividades em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Ao longo de 2025, foram realizadas obras para entrega de 510 biodigestores residenciais em áreas não atendidas pelos sistemas municipais de esgoto e rurais, concluindo assim a primeira etapa do programa no município fluminense. No entanto, as entregas não param por aí: em 2026, o Sanear BG continuará.
O Sanear BG é uma iniciativa do Comitê da Baía de Guanabara (CBH BG) e a execução dos projetos específicos, como a instalação de biodigestores, envolve parcerias com prefeituras locais, secretarias de meio ambiente e empresas técnicas, como a Concremat.
O objetivo do programa é realizar a instalação gratuita de sistemas biodigestores em residências de áreas urbanas e rurais em torno da Baía de Guanabara, contribuindo para a despoluição e preservação ambiental da região. Ao serem contempladas pelo Sanear BG, famílias que moram em locais ainda sem acesso a serviços de saneamento básico passam a contar com uma melhora significativa na qualidade de vida, além de receberem orientações de educação ambiental para utilização e manutenção periódica do sistema.
Comitê da Baía de Guanabara
Em 2025, o Comitê da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH BG) completa 20 anos com um modo de pensar e decidir baseado em participação, corresponsabilidade e diálogo permanente para melhoria da qualidade da água e do meio ambiente, impactando a vida de mais de oito milhões de pessoas da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. O Comitê entende que cuidar da Baía de Guanabara é contribuir para a proteção da população, do meio ambiente, da economia, da biodiversidade e do futuro.
O CBH-BG abrange 17 municípios e é composto por seis subcomitês: Oeste, Leste, que são drenantes para a Baía de Guanabara, e os Lagunares Jacarepaguá, Lagoa Rodrigo de Freitas, Itaipu-Piratininga, e Maricá-Guarapina. Para saber mais sobre o CBH BG clique aqui.
Subcomitê Oeste
O Subcomitê Oeste abrange a região mais populosa do estado do Rio de Janeiro, incluindo os municípios da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Os principais desafios locais são a alta densidade populacional, a ocupação irregular do solo e o grande número de indústrias locais, com impacto direto no saneamento da região.
Para saber mais sobre o Subcomitê Oeste, clique aqui.
Assessoria de Imprensa CBH BG