Foi realizada uma oficina de capacitação para membros da Associação de Pescadores do Arquipélago de Paquetá (APEAPA). A iniciativa foi da Associação Homens e Mulheres do Mar da Baía de Guanabara (AHOMAR), SINDPESCA-RJ e Instituto Brasileiro de Direito Ambiental (IBDA). Além disso, a ação contou com o apoio do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ), do IBAMA, da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Fundo Brasileiro da Biodiversidade (FUNBIO).
Na oportunidade, houve a conscientização quanto ao fortalecimento dos movimentos que atuam na defesa dos direitos e da cidadania dos pescadores artesanais da Ilha de Paquetá. Também aconteceu a entrega de equipamentos, como computador e impressora, para a APEAPA.
Ações como essa visam incentivar os pescadores artesanais a participarem de forma ativa no conhecimento dos direitos e programas, conforme afirma o presidente da AHOMAR e membro do Subcomitê Oeste do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, Alexandre Souza. “As ações visam promover o exercício pleno de cidadania das comunidades pesqueiras tradicionais na Baía de Guanabara, por meio de uma maior inserção e participação ativa nos programas governamentais existentes e no conhecimento dos seus direitos adquiridos.”
Confira as fotos do encontro.