Subcomitê das Lagoas de Itaipu e Piratininga abre 2026 com agenda estratégica para a gestão das águas

9 de fevereiro, 2026


Encontro abordou educação ambiental, drenagem urbana sustentável e riscos de ocupação no entorno da Lagoa de Piratininga

A primeira reunião ordinária de 2026 do Subcomitê das Lagoas de Itaipu e Piratininga (CLIP), realizada no dia 03/02, marcou o início de um novo ciclo de debates e encaminhamentos estratégicos para a gestão integrada dos recursos hídricos da região que abrange as Lagoas de Piratininga e Itaipu. O encontro reafirmou o caráter participativo e multissetorial do Subcomitê.

Gustavo Sardenberg, da Coordenação do Subcomitê CLIP, destaca: “Nesta primeira reunião do ano fizemos encaminhamentos estratégicos para um arranjo institucional eficiente, envolvendo poder público, usuários de água e sociedade civil em prol de uma gestão integrada dos recursos”.

Na pauta, foram discutidos temas centrais para o fortalecimento da governança das águas e para a sustentabilidade socioambiental das lagoas, com destaque para ações de educação ambiental, a participação no Observatório de Governança das Águas, a atualização do Plano de Gerenciamento de Risco, a elaboração do Plano de Drenagem Urbana Sustentável e a resposta do subcomitê ao questionamento do GAEMA MPRJ (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente do Ministério Público do Rio de Janeiro) sobre a situação atual do POP (Parque Orla Piratininga), após entrega das obras.

Os debates evidenciaram a urgência de integração entre planejamento urbano, políticas ambientais e participação comunitária, visando à preservação dos ecossistemas lagunares e à redução de vulnerabilidades ambientais e sociais.