2.Por outro lado como é do conhecimento de todos, a atual Diretoria assumiu como compromisso perseguir as seguintes metas prioritárias:
- Discutir a questão da água e esgoto na Região Hidrográfica;
- Implantar a AGBG para entre outras tarefas prover informação e apoio operacional aos subcomites, algo sempre reclamado por todos;
- Viabilizar programa que financie a formulação de Planos de Bacia em toda Região Hidrografica da Baia de Guanabara, incluindo as bacias das lagoas litorâneas;
Estamos atuando com gestão junto a Diretoria do INEA e a SEA. para em breve, a AGBG, uma prioridade definida e aprovada pelo Comitê ha muitos anos, se tornará uma realidade. A AGBG funcionará para implementar as prioridades definidas pelos Subcomitês nos encontros realizados no ano passado.
O segundo compromisso, tão importante quanto o primeiro, é dotar a Região Hidrográfica de Planos de Bacia para guiar os investimentos. Sem os planos, o contrato de gestão e os planos de investimento não há como liberar recursos para projetos pequenos, médios ou grandes.
Para consolidar o amadurecimento dessas prioridades estamos organizando uma oficina, para possibilitar coletivamente as sugestões dos subcomites especialmente para a definição de diretrizes para serem incorporadas aos planos de bacia.
É nosso propósito organizar o quanto antes, esta Oficina, uma para cada subcomitê e uma final da Diretoria do Comitê com o INEA e os coordenadores.
Para tanto solicitamos que os Coordenadores dos Sub-Comitês e Diretores que fazem parte dos Colegiados dos SubComites com a colaboracão e a valiosa ajuda dos Coordenadores das CTS iniciem imediatamente debates para reunir diretrizes a serem incorporadas aos termos de referência dos planos de bacia , como por exemplo :
Quais os principais desafios que devem ser enfrentados nas áreas de águas e esgoto, agravamento das enchentes devido a impermeabilização dos solos causado pela urbanização, recuperação ambiental de rios e lagoas, consolidação de unidades de conservação para proteção de nascentes e encostas, prevenção de cheias, doenças de veiculaçao hídrica (dengue), integracao com os sistemas lagunares e zonas costeiras, transporte hidroviário e outros temas.
Certos de que juntos venceremos este desafio
Atenciosamente
Alexandre Braga
Secretaría