Neste mês de maio, o Parque Natural Municipal Chico Mendes, localizado na região de Jacarepaguá, completa 34 anos, um verdadeiro exemplo de preservação ambiental e integração com a comunidade.
A unidade de conservação de proteção integral, que leva o nome de um importante ambientalista brasileiro, que dedicou a vida à conservação da natureza, foi criada com o intuito de preservar a Lagoinha das Tachas e arredores, devido à presença de diversas espécies da fauna e flora cariocas, incluindo algumas ameaçadas de extinção. Desde então, o Parque serve como instrumento de preservação do ecossistema de restinga da região e como local para a prática de educação ambiental.
O Parque possui uma área de 43,64 hectares, sendo aberto ao público. O visitante tem acesso a quase cinco quilômetros de trilhas, espaço para lazer e de contemplação do ambiente natural.
Fauna e Flora
O Parque Chico Mendes abriga parte do ecossistema de restinga, ambiente caracterizado pela presença de vegetação adaptada a elevadas temperaturas e maior salinidade, crescendo em solo arenoso, podendo ser seco ou alagado. Este ecossistema é típico de regiões litorâneas e faz parte da Mata Atlântica.
As suas características ecológicas permitem que sejam registradas diversas espécies da fauna, como o jacaré-de-papo-amarelo, capivara e preguiça; aves como o sabiá-do-campo, galinha-d’água e tiê-sangue, somando cerca de 120 espécies da avifauna. Entre os invertebrados se destacam as libélulas e borboletas, como a borboleta-da-praia. Também existe uma elevada riqueza de espécies da flora, como clúsias, cactáceas e árvores como a aroeira e a figueira-vermelha.
A gestora do parque, Valéria Silva, aponta a importância do funcionamento do ecossistema local para a preservação das espécies existentes. “Um ecossistema funciona como se fosse uma grande máquina, contribuindo para o controle do microclima local, controle de espécies que podem causar danos ao ser humano, regulação de recursos hídricos, entre outros benefícios. As várias espécies presentes em um ecossistema — com toda sua diversidade de fauna e flora — interagem entre si e com o ambiente físico do seu entorno, trabalhando conjuntamente para o equilíbrio e a preservação ambiental.”
Relação com a comunidade
Com sua diversidade ecológica, o Parque é um importante espaço para a fomentação da educação ambiental. A todo o momento, alunos de escolas públicas da região fazem visitas em excursões para conhecer o espaço e para aprender a atuar na preservação ambiental. Além disso, o parque também é fonte de pesquisa para acadêmicos que desejam se aprofundar nos conhecimentos sobre a restinga.
A membro do Subcomitê Lagunar de Jacarepaguá do CBH Baía de Guanabara, Vera Chevalier, ressalta a importância da área de preservação como ferramenta de sensibilização para a conscientização ambiental. “Percebo que toda área de proteção natural é um instrumento de sensibilização da sociedade para a questão ambiental. O Parque Chico Mendes, sendo uma área de proteção integral, oferece a oportunidade para a sociedade conhecer o papel de muitos dos seres vivos ali contidos e o respeito a vida deles.”
O parque fica localizado na Avenida Jarbas de Carvalho, 679, no Pontal de Sernambetiba. Ele fica aberto de terça-feira a domingo, das 6h às 17hs. As visitas guiadas acontecem às terças, quintas, sextas-feiras e aos sábados, nos horários de 10h e 14h e devem ser agendadas por e-mail: parqueecochicomendes@gmail.com.