Já começou a segunda fase de Oficinas de Planos de Manejo das Unidades de Conservação Municipais (UCs). De 27/01 a 04/02/2026, sete diferentes localidades do Rio de Janeiro vão receber essa iniciativa do Comitê da Baía de Guanabara, com realização da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e do consórcio formado pelas empresas Profill Engenharia e Ambiente e Fato Pesquisa.
O plano de manejo é um documento técnico que estabelece diretrizes, normas e zoneamento (setorização da área) para o uso e manejo dos recursos naturais de uma Unidade de Conservação (UC). Define-se, assim, como a UC será gerida, incluindo áreas para visitação, pesquisa, conservação e implantação de estruturas físicas.
“Nesta semana, tivemos as oficinas de Rio Bonito, Tanguá e São Gonçalo. O Plano de Manejo é essencial para orientar a gestão territorial de forma integrada, técnica e participativa, assegurando maior efetividade na proteção das áreas naturais e estabelecendo diretrizes para a preservação dos atributos ambientais e o uso sustentável desses locais.”, detalha Elielson Teixeira, diretor técnico do Comitê da Baía de Guanabara.
Confira as datas das próximas oficinas:
30/01 – Niterói – APA Morros da Guanabara
02/02 – Cachoeiras de Macacu – REVIS Santa Fé
03/02 – Magé – APA Suruí
04/02 – Guapimirim – APA Guapi-Guapiaçu
#areadepreservacaoambiental#oficinadeplanodemanejo#planodemanejo#sustentabilidade#cbhbg