Monitoramento Quali-Quantitativo recebe o Prêmio Prosegh 2023

12 de julho, 2023


O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara) recebeu o Prêmio Prosegh 2023 durante o Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente 2023 (SANEARio 2023). A chancela reconhece instituições e iniciativas que contribuem para a segurança hídrica fluminense e para a disponibilidade de água da população. 

O Comitê recebeu o prêmio devido ao Monitoramento Quali-Quantitativo na Região Hidrográfica V. A iniciativa é realizada desde 2021, onde são coletadas amostras de água em 93 pontos da Baía de Guanabara de forma mensal, além da medição de vazão em 50 pontos. No monitoramento são verificados 13 parâmetros de qualidade, 10 dos quais definidos para determinação do índice de qualidade da água (IQA).

Halphy Rodrigues, diretor-técnico do CBH Baía de Guanabara, e Thiago Pampolha, vice-governador do Rio de Janeiro

Durante discurso na premiação, o vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, reforçou o compromisso na recuperação da Baía de Guanabara. “Andando em ritmo acelerado, acompanhando os investimentos e com todas as intervenções sendo realizadas nós vamos conseguir recuperar a Baía de Guanabara em um prazo de 6 anos. Esse é o compromisso da nossa gestão e vamos perseguir isso de forma muito séria.”

O diretor-técnico do CBH Baía de Guanabara, Halphy Rodrigues, destaca as metas do comitê e a importância do monitoramento para a região hidrográfica. “Enquanto Comitê de Bacia Hidrográfica, temos metas a cumprir, como o enquadramento dos nossos corpos hídricos, a implementação de projetos de recuperação ambiental e de produção de água. O nosso monitoramento é de suma importância para identificar as necessidades as fragilidades, os pontos a melhorar e a partir daí, tomar as iniciativas de acordo com os investimentos do Fundo de Recursos Hídricos.”

Já o Superintendente de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro, André Leone, afirma que a premiação reconhece o trabalho do Comitê no monitoramento. “O selo PROSEGH premia as ações de qualidade ambiental, associados à água, monitoramento ambiental e planejamento. Acho que ele é um coroamento das ações do comitê, que lançou o monitoramento da sua bacia hidrográfica e de rios complementares que o INEA realiza e assim reconhecendo o território.”

Nós, do Comitê, estamos orgulhosos pela premiação, que é um indicativo do reconhecimento do nosso trabalho em prol da Baía de Guanabara.

Sobre o Prosegh 

O Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh) é um instrumento de organização de ações, projetos e programas cujo desenvolvimento promove o aumento da Segurança Hídrica no Estado do Rio de Janeiro. Iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), em parceria com o Inea, o programa foi lançado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, em 26 de fevereiro de 2021. 

O Prosegh estabelece estratégias e ações públicas integradas que visam diminuir a vulnerabilidade hídrica e assegurar a disponibilidade de água, em quantidade e qualidade, para as necessidades humanas, ambientais e econômicas.