O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara), por meio do Subcomitê Leste, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realizou, nos últimos dias 8 e 9 de agosto, o 1° Encontro Técnico Sobre Alternativas de Abastecimento Hídrico da Região Leste da Baía de Guanabara.
O evento contou com a presença da Firjan, dos Secretários de Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Magé, e dos Prefeitos de Rio Bonito e Tanguá. Com a participação dos representantes dos municípios do Leste Metropolitano, gestores, técnicos, membros do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), da diretoria do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e pesquisadores em recursos hídricos, foram apresentadas e debatidas alternativas para o acesso à água potável na região leste.
O Subcomitê Leste (SC Leste) realizou a primeira apresentação do evento pelo representante do Sistema Imunana-Laranjal, Jorge Muniz. Jorge expôs a formação no SC Leste do Grupo de Trabalho que realiza Rodas de Conversa sobre Segurança Hídrica no Leste da Baía de Guanabara e apontou os principais desafios e proposições em prol do abastecimento na região. Confira a fala na íntegra no nosso canal no YouTube.
A diretora-presidente do CBH Baía de Guanabara, Adriana Bocaiuva, ressalta a importância do debate sobre o abastecimento hídrico na região. “A região leste é uma das maiores dentro do nosso comitê e que tem grandes desafios em garantir o abastecimento de água em quantidade e qualidade. Por isso, é necessário o debate de soluções e propostas para que a água atenda todos os usos na região.”
A Coordenação do SC Leste representado pela Prefeitura de Tanguá, Elielson Silva (poder público), pela Águas de Niterói, Halphy Rodrigues (usuários) e pela Guardiões do Mar, Andresse Gnoato (sociedade civil) realizaram o apoio junto ao Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaboraí, onde o evento aconteceu e relatam: “Nosso maior desafio é articular e unir esforços, promovendo a participação de todos os segmentos no debate, compartilhando a tomada de decisão de forma democrática e transparente, intermediando os conflitos e realizando ações na política de gestão da água para o desenvolvimento sustentável de nossa Região Leste e este evento que realizamos é uma demonstração disso.”
Confira as fotos do encontro:
Confira o evento na íntegra: transmissão dia 08 e transmissão dia 09.