Edital destina R$ 25 milhões para projetos de recuperação da Mata Atlântica

19 de julho, 2023


Fonte: Pixabay

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) está com edital aberto para iniciativas e projetos de recuperação da Mata Atlântica no Rio de Janeiro. Ao todo, serão destinados R$ 25 milhões de reais e os projetos serão escolhidos por meio de chamada pública.  

O objetivo da ação é restaurar cerca de 600 hectares da vegetação nativa do bioma no Rio de Janeiro. Além disso, o Governo do Rio de Janeiro tem como meta aumentar em 10% a cobertura de Mata Atlântica, passando de 30% para 40% no estado até 2050, o que representa mais de 440 mil hectares restaurados.

O edital está no âmbito do Programa Florestas do Amanhã, com recursos do Fundo da Mata Atlântica (FMA), arrecadados por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. A chamada também conta como gestor operacional o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, o Funbio.

Podem se inscrever projetos que tenham, no mínimo, dois anos de atuação legal e que restaurem uma área mínima de 50 hectares na Região Hidrográfica V, constituída pelos municípios de ltaboraí, Tanguá, Guapimirim, Magé, Cachoeiras de Macacu, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Rio Bonito.

As propostas podem ser submetidas até o dia 31 de julho.