A Câmara Técnica de Educação e Mobilização Social (CTEM) do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara) iniciou os debates para a construção das diretrizes para o Plano de Educação Ambiental do colegiado. As diretrizes serão a base de todas as ações de educação ambiental do Comitê.
O debate foi realizado durante a Reunião Extraordinária da Câmara, que aconteceu de forma remota, no último dia 28. Na oportunidade, a coordenadora da CTEM, Jacqueline Guerreiro, apresentou as principais matrizes para a elaboração do Plano e fez uma análise sobre a situação das políticas públicas de Educação Ambiental, bem como das orientações dos processos formativos da Agência Nacional de Águas (ANA), o que reforça a necessidade da elaboração de um Plano que englobe gestão ambiental sustentável das águas e pensamento crítico.
Ao longo dos próximos meses, serão realizados outros debates para a elaboração das diretrizes de educação ambiental, que é um dos eixos estruturantes do Plano de Ação do CTEM no biênio 2022-2024. Além disso, estão previstas para o Plano de Ação:
A CTEM
A Câmara Técnica de Educação e Mobilização Social tem como objetivo capacitar e mobilizar a sociedade, por meio de processos formativos em recursos hídricos na Região Hidrográfica V. A CTEM analisa ações e/ou atos específicos encaminhados pelo Plenário, além de mecanismos de articulação e cooperação entre o poder público, os setores usuários e a sociedade civil quanto à educação e capacitação em recursos hídricos.
Clique aqui e saiba mais.