Está disponível o relatório da cobertura da concessão do serviço de saneamento básico na Região Hidrográfica V (RH-V). No documento, foi mapeada a abrangência da prestação do serviço em toda a região e ele poderá auxiliar na elaboração do edital de saneamento alternativo.
Primeiro, foram analisadas as delimitações, as implicações jurídicas e práticas do edital de concessão do serviço de saneamento básico. A partir daí, foram identificadas as áreas que foram concedidas para a iniciativa privada: as áreas urbanas das sedes municipais e distritos urbanos, incluindo as áreas de favelas e aglomerados subnormais e áreas de especial interesse social.
Depois foi realizado o mapeamento específico das áreas não cobertas pela concessão. Em áreas irregulares não urbanizadas no município do Rio de Janeiro, a avaliação foi feita com dados do Sistema de Assentamentos de Baixa Renda (SABREN) e da Iguá Rio de Janeiro S.A, em que foi feita a estimativa da área e da população no território não urbanizado do Subcomitê Jacarepaguá.
Já a análise nas áreas rurais se deu da seguinte forma:
O relatório completo pode ser conferido neste link.