Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, o Comitê de Bacia da Baía de Guanabara lança a primeira edição do “Atlas da Região Hidrográfica V: Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá”.
“É uma forma de sensibilizar, gerar reflexões e contribuir como fonte de conhecimento sobre as condições socioambientais da Região da Baía de Guanabara. Estamos oferecendo ao público essa importante ferramenta para subsidiar o planejamento e a tomada de decisão consciente e qualificada para a gestão de recursos hídricos”, destaca a presidente do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá, Christianne Bernardo da Silva.
Desde a sua idealização, o objetivo é construir o conhecimento por meio de um processo que considera a multiplicidade de atores e componentes do território, sabendo que é necessário estimular o permanente diálogo entre os diferentes saberes para criar as bases para ampliar e democratizar as discussões acerca da temática da água na região.
A publicação tem 228 páginas amplamente ilustradas com fotografias da região, tabelas, 56 mapas, e análises detalhadas, organizadas e com o cuidado de serem transmitidas de forma didática. O desafio para a gestão de recursos hídricos foi o grande motivador para a construção do Atlas, que pretende imbuir a população da Região Hidrográfica V de conhecimentos e servir de base para todos os atores sociais envolvidos com a preservação dos recursos hídricos.
Baixe agora o Atlas, clique aqui.
Por que a escolha do Dia Mundial da Água para o lançamento?
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU e remonta ao dia 22 de março de 1992, quando foi lançada a Declaração Universal dos Direitos da Água. É um momento de celebrar e refletir sobre o significado da água para a vida, visando ampliar a discussão e alertar a população sobre a importância da preservação desse recurso natural essencial para a sobrevivência dos seres vivos e a manutenção dos ecossistemas do planeta.