Comitê da Baía de Guanabara investe R$ 10 milhões para ampliação do programa de monitoramento da qualidade da água

25 de outubro, 2023


Análise e monitoramento da água. Foto: Luiza Bragança/Prefácio Comunicação

O Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara) investirá R$10 milhões para a execução de estudos ambientais e ampliação do monitoramento quali-quantitativo da água e sedimentos já realizado no território. O objetivo é buscar a origem da poluição e contaminação da água e quantificar as cargas poluidoras, como forma de aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos da bacia, potencializando os resultados alcançados por meio da aplicação mais assertiva dos recursos investidos pelo Comitê.

Neste novo estudo serão monitorados pontos do espelho da água da Baía de Guanabara e da foz dos rios e canais que desaguam nela. Ao todo, serão medidos 78 parâmetros de qualidade da água, com coletas periódicas de amostras. Também serão realizadas análises laboratoriais, de acordo com parâmetros de qualidade da água, além de serviço de monitoramento por satélite de acompanhamento do crescimento de flora nociva.

A diretora-presidente do CBH Baía de Guanabara, Adriana Bocaiuva, ressalta a importância da ação para a tomada de decisão e hierarquização dos investimentos previstos em prol da recuperação da bacia. “O monitoramento da qualidade das águas é instrumento fundamental para gestão de recursos hídricos, sem o qual não podemos nortear nosso planejamento.  A ampliação desse instrumento em nossa região hidrográfica subsidiará o debate sobre enquadramento dos corpos hídricos e o dimensionamento dos investimentos para alcançarmos as metas pactuadas.”

A previsão é que o edital para a contratação do serviço seja aberto em novembro para início dos trabalhos em abril de 2024, com contrato de duração de 18 meses.