O CBH Baía da Guanabara abriu chamamento público para a elaboração participativa do Plano de Educação Ambiental do Comitê, que abrange a Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistema Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (RH-V), no Estado do Rio de Janeiro.
O Edital é fruto dos debates no âmbito da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização (CTEM), consolidando reflexões e demandas de educadores ambientais que integraram esta Câmara ao longo dos anos.
Podem se candidatar ao edital Instituições Públicas (Administrações e Instituições de Ensino Superior Públicas) e Instituições Privadas Sem Fins Lucrativos (como Instituições de Ensino Superior Privadas Sem Fins Lucrativos e Organizações da Sociedade Civil), que tenham no mínimo três anos de fundação e que tenham atuação comprovada na área relacionada à elaboração do Plano de Educação Ambiental.
Estão previstos para o Plano de Educação Ambiental do Comitê o diagnóstico sobre os projetos de Educação Ambiental na RH-V, o relatório descritivo do plano, o relatório consolidado e o Manual Operativo do Plano de Educação Ambiental na RH-V (MOP-EA). O Plano, alinhado às políticas públicas estruturantes, tem como objetivo o fortalecimento da Governança e dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos, propiciando a construção de ações de preservação e conservação dos corpos hídricos em prol da melhoria da qualidade de vida na RH-V.
As inscrições dos projetos vão até o dia 05 de abril.