O FNCBH tem como objetivo articular os Comitês de Bacia Hidrográficas em nível nacional, visando o fortalecimento dos mesmos CBH-BG participa do Colegiado de Coordenação do FNCBH.
(http://www.forumfluminensecbh.eco.br e https://www.instagram.com/forumfluminensecbh/)
CBH-BG coordena o FFCBH durante o biênio de 2022/2024, colaborando para a evolução da gestão hídrica no estado. , com especial atenção para criação de Câmara Técnica Costeira no CERHI, e de Grupo Técnico sobre Gestão Costeira no âmbito do FFCBHS , visando avançar na articulação fluminense das gestões hídrica e costeira.
https://observatoriodasaguas.org/
Parceria para consolidação dos indicadores de governança do Comitê, e compromisso para aplicação de protocolo de auto avaliação da governança do colegiado periódica, visando o monitoramento e a analise de sua evolução.
Apoio ao programa “Assessment and Management in Brazil to Improve Environmental Technical Expertise (AMBIENTE)”: Carta / Tradução da Carta.
Rede de instituições para união de esforços para promover a segurança hídrica, a adaptação às mudanças climáticas e o empreendedorismo sustentável na região da Baía da Guanabara, promovendo ações, que conectem as comunidades, organizações, iniciativas e recursos, para fortalecer e utilizar a natureza como solução. CBH-BG é parte do Conselho Estratégico do MVA.
CBH-BG é o ponto focal dos organismos de bacia hidrográfica para a Aliança.
http://redeoceanolimporj.org/
A Rede Oceano Limpo é um movimento liderado pela Cátedra Unesco para sustentabilidade do Oceano que congrega diferentes parceiros na busca de um oceano limpo, sem lixo, uma das maiores ameaças para o oceano na atualidade. A Rede vem contribuir com um movimento mundial para combater o problema do lixo no mar de uma forma estruturante e sistêmica.
https://www.frenteambientalista.com/
A partir da coordenação do FFCHB, CBH-BG vai colaborar com GTs Água e Mar
https://www.frenteambientalista.com/estadual/rio-de-janeiro/
A Frente Parlamentar Ambientalista do Estado do Rio foi criada com o objetivo de assegurar que a agenda ambiental integre a pauta do Legislativo estadual, bem como de apoiar políticas públicas e ações governamentais e da iniciativa privada que promovam o desenvolvimento sustentável.
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro – CERHI-RJ, é um órgão colegiado com atribuições normativa, consultiva e deliberativa, responsável pela promoção e pela implementação das diretrizes da Política Estadual de Recursos Hídricos. Foi instituído como parte do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGRHI, através dos Decretos Estaduais nº 27.208/2000, nº 32.862/2003, nº 41.309/2007, nº 44.115/2013 e nº 45.804/2016.
O CBH Baía de Guanabara integra o comitê de Monitoramento do Bloco 1 [Águas do Rio], Bloco 2 [Iguá] e Bloco 4 [Águas do Rio].
10/02/2023 – reunião com Phillip Campello para 1) propor estudo sobre execução de proposta de ampliação de UCs estaduais no entorno do Rebio Tinguá / trecho Oeste da RHV, 2) interesse do BG na participação do GT Chorume INEA e 3) Convênios INEA/prefeituras sobre gestão de RH;
15/02/2023 – reunião com CAEUÊ BIELSCHOWSKY e Marcio Franco para continuidade da parceria sobre monitoramento e pesquisa [Resolução CBH-BG nº 116/2022 – R$ 1.288.700,00];