Veja este e-mail em seu navegador

CBH Baía de Guanabara tem nova gestão colegiada

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara) está sob nova gestão. Um processo eleitoral realizado no 2º semestre deste ano elegeu as composições atuais da Diretoria Colegiada, Plenário e Coordenações dos Subcomitês.

Novo site do CBH Baía de Guanabara oferece facilidade no acesso a informações

O site do CBH Baía de Guanabara está de cara nova. A plataforma foi totalmente redesenhada e desenvolvida com o objetivo de melhorar a usabilidade do site e, assim, facilitar o acesso a informações, cumprindo a exigência legal da transparência que compete a um “parlamento da gestão das águas”. Além disso, o site foi readequado à identidade visual usada pelo Comitê desde meados de 2022 e é responsivo, ou seja, ele se adequada ao dispositivo que for usado para o acesso, seja pelo computador, tablets ou celulares.

Subcomitê Jacarepaguá e comunidade pedem agilidade na criação do REVIS na região das Vargens

A região hidrográfica de Jacarepaguá possui diversas áreas de relevante interesse ambiental e uma das formas de protegê-las é o seu reconhecimento como Unidades de Conservação. Ao lançar mão desse recurso, legalmente instituído pelo poder público, tornam-se mais eficazes as medidas de proteção e conservação tanto do território, por meio da sua demarcação, quanto dos recursos hídricos e das espécies nele encontradas.

Barra da Tijuca: um mundo de atrações em um só lugar

A Barra da Tijuca começou a se desenvolver urbanisticamente somente na década de 1970, quando surgiu o Barra Shopping e os grandes condomínios de edifícios de apartamentos. Apesar de jovem, sua história se destaca já que é um dos bairros do Rio de Janeiro que mais cresceram e atualmente é considerado um importante centro financeiro, gastronômico e hoteleiro do Rio.

Após desmobilização da UTR Arroio Fundo, efluentes correm sem tratamento para Baía de Guanabara

Em dezembro de 2010, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciava a inauguração da Unidade de Tratamento do Rio (UTR) Arroio Fundo, pertencente ao complexo hidrográfico de Jacarepaguá. Com investimentos de R$ 26 milhões, a obra teve como objetivo manter as águas do Rio Arroio Fundo e da Lagoa de Jacarepaguá limpas, beneficiando cerca de 300 mil moradores de Jacarepaguá, Anil, Rio das Pedras, Cidade de Deus e Vila do Pan.

Comitê de Bacia

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são denominados “Parlamento das Águas” porque são o lugar onde os representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e resolvem sobre a gestão dos recursos hídricos, dividindo as responsabilidades da gestão com o poder público.

CBH Baía de Guanabara lança Relatório de Territorialidade Hídrica do Subcomitê Jacarepaguá

O subcomitê Jacarepaguá atua na Baixada de Jacarepaguá, que é um ambiente costeiro formado por uma planície litorânea situada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Como integrante do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara), seu território integra os estudos de qualificação da gestão dos recursos hídricos da Região Hidrográfica-V (RH-V) do Estado do Rio de Janeiro.

Expediente
Produção: Prefácio Comunicação
Diretoria: Ana Luiza Purri
Coordenação: Débora Santana
Redação: Cíntia Paes, Fernanda Pereira e Henrique Ulhoa
Edição e revisão: Alexandre Magalhães e Cíntia Paes
www.comitebaiadeguanabara.org.br

© 2023 CBH Baia de Guanabara - Todos os direitos reservados.