Veja este e-mail em seu navegador

Obras de saneamento ambiental da Comunidade do Cabrito são finalizadas

A principal fonte de poluição da Baía de Guanabara é o esgoto doméstico dos 15 municípios que ficam no entorno e que é despejado nos rios e no espelho d'água sem tratamento adequado. A constatação é compartilhada pelo Comitê da Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara), que vem atuando junto aos municípios para apoiar projetos de saneamento ambiental.

Novo site do CBH Baía de Guanabara oferece facilidade no acesso a informações

O site do CBH Baía de Guanabara está de cara nova. A plataforma foi totalmente redesenhada e desenvolvida com o objetivo de melhorar a usabilidade do site e, assim, facilitar o acesso a informações, cumprindo a exigência legal da transparência que compete a um “parlamento da gestão das águas”. Além disso, o site foi readequado à identidade visual usada pelo Comitê desde meados de 2022 e é responsivo, ou seja, ele se adequada ao dispositivo que for usado para o acesso, seja pelo computador, tablets ou celulares.

CBH Baía de Guanabara tem nova gestão colegiada

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara) está sob nova gestão. Um processo eleitoral realizado no 2º semestre deste ano elegeu as composições atuais da Diretoria Colegiada, Plenário e Coordenações dos Subcomitês.

Navio encalhado deu nome ao bairro de Camboinhas, em Niterói

Camboinhas é um bairro nobre, de classe média alta, que fica localizado na região oceânica entre as praias de Itaipu e do Sossego, a 13 km do centro da cidade. Considerado um dos melhores bairros para se morar no município, Camboinhas possui diversas belezas naturais e atrai muitos turistas ao longo do ano. Com uma ótima infraestrutura, o bairro conta com boas casas, edifícios residenciais, hotéis, pousadas, restaurantes, quiosques, mercados e lojas.

Muro muda cenário da Praia de Camboinhas, em Niterói

A construção de um muro de pedras na orla da praia de Camboinhas, em Niterói, está modificando o cenário de uma das mais belas praias da cidade. Concebida para conter a força das ondas do mar sobre o calçadão, a obra terá 270 metros de extensão e tem um custo de $10,6 milhões.

Comitê de Bacia

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são denominados “Parlamento das Águas” porque são o lugar onde os representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e resolvem sobre a gestão dos recursos hídricos, dividindo as responsabilidades da gestão com o poder público.

Diagnóstico de Monitoramento mapeia “saúde” de corpos hídricos no Subcomitê Lagoas de Itaipu e Piratininga

O Subcomitê Lagoas Itaipu e Piratininga, conhecido como CLIP, atua em um ambiente costeiro no município de Niterói. O Sistema Lagunar se inicia na Ponta do Elefante, no limite do município de Maricá até a vertente oceânica do Forte Imbuí. É constituído de duas lagunas - lagoas de água salobra - (Laguna de Piratininga e Laguna de Itaipu), interligadas pelo canal de Camboatá, cujos espelhos d’água somam 3,85 km², compreendendo as bacias hidrográficas da Região Oceânica de Niterói, com aproximadamente 35,4 km² de área.

Expediente
Produção: Prefácio Comunicação
Diretoria: Ana Luiza Purri
Coordenação: Débora Santana
Redação: Cíntia Paes, Fernanda Pereira e Henrique Ulhoa
Edição e revisão: Alexandre Magalhães e Cíntia Paes
www.comitebaiadeguanabara.org.br

© 2023 CBH Baia de Guanabara - Todos os direitos reservados.