Conheça a Baía

Navio encalhado deu nome ao bairro de Camboinhas, em Niterói

Camboinhas é um bairro nobre, de classe média alta, que fica localizado na região oceânica entre as praias de Itaipu e do Sossego, a 13 km do centro da cidade. Considerado um dos melhores bairros para se morar no município, Camboinhas possui diversas belezas naturais e atrai muitos turistas ao longo do ano. Com uma ótima infraestrutura, o bairro conta com boas casas, edifícios residenciais, hotéis, pousadas, restaurantes, quiosques, mercados e lojas.

A praia de Camboinhas tem 2.600 m de extensão, banhada por águas transparentes e esverdeadas. De acordo com boletim divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em 2021, a praia tem boas condições para banho. É uma extensão da Praia de Itaipu, sendo muito procurada pelos amantes da pesca de arremesso, pelos velejadores e pelos windsurfistas.

A região também conta com um mirante com uma lindíssima vista para a praias do Sossego e de Camboinhas. O local é perfeito para descansar, praticar esportes e fazer trilha entre as praias. Essa parte do litoral é muito frequentada por praticantes do parapente, que pintam de colorido as encostas e as praias.

A praia do Sossego inclusive conquistou o certificado Bandeira Azul é a mais importante certificação ambiental que uma praia pode conquistar. Ele é concedido pelo instituto dinamarquês Foudantion for Environmental Education (Fee que significa Fundação para Educação Ambiental) e avalia a balneabilidade de praias e marinas de todo o mundo.

Para receber o selo, a região deve cumprir diversos critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança aos usuários, qualidade da água e do meio ambiente costeiro. Entre os 33 critérios necessários estão: placa com informações sobre o programa e o local, comitê gestor do local, recipientes adequados para lixo, estimular meios de transporte sustentáveis, pelo menos um ponto com chuveiro, no caso de praia, balneabilidade (qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário), guarda-vidas, fonte de água potável e policiamento.

Dessa forma, é um grande feito a Praia do Sossego ter conquistado esse certificado e por isso, está entre as melhores praias do Rio de Janeiro.

Origem histórica

Antiga vila de pescadores, o nome do bairro surgiu a partir de um acidente. Em 1958, um navio cargueiro proveniente da Argentina, de nome Camboinhas, encalhou no local, na Praia de Itaipu. Sem conseguir tirá-lo do lugar, a Marinha Brasileira precisou desmontá-lo quase um mês depois, mas algumas partes ficaram no local e ainda podem ser visualizadas em dias de maré baixa.

A partir da década de 1970, com a expansão urbana e a separação do bairro de Itaipu, com a criação de um canal artificial que liga a Lagoa de Itaipu ao mar, instituiu-se o Bairro de Camboinhas.

O que fazer em Camboinhas

É possível fazer Stand Up Paddle na praia de Camboinhas, pois suas ondas tranquilas são ideais para esse esporte. Outra opção pra os aventureiros mais corajosos é voar de parapente, partindo do Parque da Cidade e sobrevoando as praias de Piratininga, Itaipu e Itacoatiara

A Praia do Sossego é outro passeio que vale muito a pena. Para chegar a essa praia paradisíaca, o turista só pode chegar por uma trilha, o que faz com que seja um local bastante tranquilo para se passar o dia.

Outro atrativo da região é ir até o Mirante de Camboinhas para assistir ao pôr do sol. É possível chegar até lá de carro e o espetáculo é maravilhoso, com uma vista de tirar o fôlego.

Curiosidades sobre o bairro

O bairro era originalmente habitado apenas por pescadores até o ano de 1978, quando a empresa Veplan Imóveis começou a lotear a área para fins de investimentos imobiliários. Entre 1980 e 1991, a população cresceu 14,84%.

Na extremidade leste da praia de Camboinhas, entre a praia e a lagoa de Itaipu, existiu a aldeia guarani Tekoá Itarypú (posteriormente, renomeada como Tekoá Mboy-ty). Os índios moraram lá entre 2008 e 2013. Nesse ano, os índios se mudaram para o município vizinho de Maricá.

Fontes: viajali.com.br; dreamcasa.com.br




www.comitebaiadeguanabara.org.br