Novo site do CBH Baía de Guanabara oferece facilidade no acesso a informações

O site do CBH Baía de Guanabara está de cara nova. A plataforma foi totalmente redesenhada e desenvolvida com o objetivo de melhorar a usabilidade do site e, assim, facilitar o acesso a informações, cumprindo a exigência legal da transparência que compete a um “parlamento da gestão das águas”. Além disso, o site foi readequado à identidade visual usada pelo Comitê desde meados de 2022 e é responsivo, ou seja, ele se adequada ao dispositivo que for usado para o acesso, seja pelo computador, tablets ou celulares.

Comitê de Bacia

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são denominados “Parlamento das Águas” porque são o lugar onde os representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e resolvem sobre a gestão dos recursos hídricos, dividindo as responsabilidades da gestão com o poder público. 

CBH Baía de Guanabara tem nova gestão colegiada

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara) está sob nova gestão. Um processo eleitoral realizado no 2º semestre deste ano elegeu as composições atuais da Diretoria Colegiada, Plenário e Coordenações dos Subcomitês.

Restinga de Maricá tem muitas praias e uma natureza exuberante

Com um visual quase selvagem, em alguns pontos, a Restinga de Maricá é um dos patrimônios naturais do município, podendo ser visitada a partir de diversos bairros. A restinga de Maricá é uma das Áreas de Proteção Ambiental (APA) mais importantes do Estado do Rio de Janeiro. Está situada entre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e a Região dos Lagos, exatamente no trecho litorâneo do município e que abrange oito quilômetros do litoral do município.   

Relatório de Territorialidade Hídrica do Subcomitê Maricá é lançado

Como o próprio nome sugere, o Subcomitê atua no Sistema Lagunar de Maricá-Guarapina, de vertente oceânica. Trata-se de um ambiente costeiro que se limita a oeste pela linha divisória entre os municípios de Niterói e Maricá. A norte, pelos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá, e a leste por Saquarema, pela Serra do Mato Grosso, seguindo pelas serras de Jaconé até Ponta Negra – já no município de Maricá. O limite sul é a linha costeira que segue de Ponta Negra até a Pedra do Elefante, em Itaipuaçu. É constituído por cinco lagoas de água salobra, compreendendo, aproximadamente, 34,87 km² distribuídos pelas lagoas Brava, de Maricá, da Barra, do Padre e de Guarapina.

Expediente
Produção: Prefácio Comunicação
Diretoria: Ana Luiza Purri
Coordenação: Débora Santana
Redação: Cíntia Paes, Fernanda Pereira e Henrique Ulhoa
Edição e revisão: Alexandre Magalhães e Cíntia Paes
www.comitebaiadeguanabara.org.br

© 2023 CBH Baia de Guanabara - Todos os direitos reservados.