Nova Gestão

CBH Baía de Guanabara tem nova gestão colegiada

Conheça a composição da Coordenação do Subcomitê Maricá-Guarapina

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara) está sob nova gestão. Um processo eleitoral realizado no 2º semestre deste ano elegeu as composições atuais da Diretoria Colegiada, Plenário e Coordenações dos Subcomitês.

A Diretoria Colegiada eleita para o mandato 2022-2024 é formada por 6 membros, cada um representando um dos seis Subcomitês, respeitando também a paridade entre as instâncias Poder Público, Usuários e Sociedade Civil. A formação ficou assim:

Diretora-Presidente
Adriana Bocaiúva – Associação de Moradores do Alto Gávea – AMALGA

Diretor-Vice-Presidente
Magno Neves – Instituto Brasileiro de Direito Ambiental – IBDA

Diretor-Secretário
Eduardo Frederico Cabral de Oliveira – Parque Nacional da Tijuca

Diretor-Administrativo
João Flávio Paes Werneck – Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá – SEPDEC

Diretor-Técnico
Halphy Cunha Rodrigues – Águas de Niterói

Diretor de Comunicação
Gustavo Mello de Souza Sardenberg – Piratininga Surfe Clube – PSC

Como premissa, a Diretoria Colegiada funciona, como o próprio nome já indica, de forma unificada, ou seja, as decisões são tomadas sempre pelo grupo, que atua como um único organismo.

Representando a direção, Adriana Bocaiuva falou sobre os principais objetivos da nova gestão para o mandato. “Os compromissos da nova gestão são garantir a continuidade dos avanços implementados no último biênio, buscando avançar na qualidade da comunicação e na celeridade da implementação de projetos, com olhar especial nos impactos das mudanças climáticas no território e na articulação entre gestão de recursos hídricos e a gestão costeira”, disse.

Subcomitê Maricá-Guarapina

As Coordenações Colegiadas dos Subcomitês funcionam da mesma forma, sempre primando pelas decisões colegiadas.

A composição da coordenação do Subcomitê Maricá-Guarapina ficou assim:

Flávia Lanari Coelho – Associação de Preservação Ambiental das Lagunas de Maricá – APALMA (Sociedade Civil)
Paulo Cardoso da Silva – Associação Livre de Aquicultura e Pesca de Itaipuaçu – ALAPI (Usuários)
João Flávio Paes Werneck – Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá – SEPDEC (Poder Público)

Como foi feito o processo

As inscrições foram abertas no início de julho e as entidades e empresas interessadas em participar tiveram 28 dias para participar. A votação do Comitê foi realizada no dia 29 de setembro, após análise da documentação apresentadas pelos inscritos, e o resultado foi divulgado no dia 30 de setembro.

O atual mandato começou imediatamente e tem validade de 24 meses, quando é realizado novo processo eleitoral.

As entidades são distribuídas entre os seis Subcomitês que compõem o CBH Baía de Guanabara e, a partir deles, tomam assento em outras instâncias, como Diretoria Colegiada, Plenário, Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho e Acompanhamento.

Saiba como ficou a composição do Plenário do CBH Baía de Guanabara

Como determina a lei, o Comitê cumpre a paridade entre os pilares Poder Público, Sociedade Civil e Usuários para a composição de todos os grupos internos. Nos Subcomitês, a divisão se dá pelo tamanho territorial de cada um deles:

Subcomitê Oeste – 30 Membros titulares e 30 suplentes
Subcomitê Leste - 30 Membros titulares e 30 suplentes
Subcomitê Itaipu-Piratininga – 15 Membros titulares e 15 suplentes
Subcomitê Maricá-Guarapina – 15 Membros titulares e 15 suplentes
Subcomitê Lagoa Rodrigo de Freitas – 15 Membros titulares e 15 suplentes
Subcomitê Jacarepaguá – 15 Membros titulares e 15 suplentes




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