Integração

Monitoramento ajuda a descobrir fissura em esgoto no Rio Rainha

A partir da queda da qualidade da água percebida pela Associação de Moradores do Alto Gávea, irregularidade foi identificada em conjunto com a Patrulha Ambiental e a Águas do Rio

A Associação de Moradores do Alto Gávea (Amalga), por meio dos relatórios mensais de Monitoramento da Qualidade da Água produzidos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, constatou grave degradação do Índice de Qualidade da Água (IQA) na bacia do Rio Rainha. A partir do resultado, a Patrulha Ambiental do Rio de Janeiro e a concessionária Águas do Rio foram acionadas e foi detectada uma fissura na tubulação de esgoto, na área da Rua Duque Estrada.

A queda na qualidade da água foi percebida entre os pontos R3a e R12, trecho em que o rio corre da Rua João Borges até o Planetário do Rio de Janeiro. Nesses pontos, a qualidade deveria ser boa, pois a água vem das nascentes do Rio Rainha localizadas no Parque da Cidade e passa apenas por área de ocupação formal.

O reparo na fissura já foi realizado, mas o fato acende um alerta para a importância do acompanhamento do relatório de monitoramento do CBH Baía de Guanabara, que disponibiliza os dados de forma pública em seu site. Os resultados auxiliam na elaboração de políticas que visam ao melhor uso dos recursos hídricos e à solução de eventuais irregularidades.

O que é o monitoramento quali-quantitativo?

O macroprograma de monitoramento quali-quantitativo visa monitorar a qualidade da água na Região Hidrográfica V, na qual o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara atua. A partir dos resultados obtidos no relatório, são traçadas ações em conjunto com as autoridades, tanto estaduais quanto municipais, para preservação dos recursos hídricos dos 17 municípios da região.

O monitoramento teve início em outubro de 2021 e terá duração de 30 meses, com investimento total de R$ 2.293.350,00. Os resultados são divulgados mensalmente, abrangendo 13 parâmetros de qualidade, dos quais 10 são determinantes para medir o índice de qualidade da água (IQA).

O relatório pode ser acompanhado aqui.

Como denunciar irregularidades?

Qualquer cidadão pode denunciar irregularidades para a Patrulha Ambiental, que é um canal aberto para a população do Rio de Janeiro. Basta ligar para o número 1746, que funciona 24 horas por dia. Além disso, denúncias podem ser encaminhadas à concessionária Águas do Rio, pelo número 0800 195 0195. A ligação é gratuita.




www.comitebaiadeguanabara.org.br