Rio Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu. Foto: Luiza Bragança
Integração

Jornada da Água 2024 abordará mudanças climáticas

Campanha será realizada pela ANA, em celebração ao Dia Mundial da Água.

Os efeitos das mudanças climáticas são, atualmente, uma das principais ameaças à vida na Terra, uma vez que têm influenciado os padrões meteorológicos, elevado as temperaturas médias e, como consequência, desencadeado eventos extremos, como secas e inundações. Seus impactos afetam ecossistemas e, principalmente, os recursos hídricos de regiões populosas e vulneráveis, como é o caso da Região Hidrográfica V (RH-V). Para a redução de danos, são necessários planejamento e preparação da sociedade para adaptação à essa nova realidade.

Tendo em vista a emergência climática em curso, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizará a Jornada da Água 2024 com a temática “A Água nos Une, o Clima nos Move”. Na campanha, está prevista uma série atividades, campanhas e eventos, com o intuito de sensibilizar a sociedade a respeito do cuidado com as águas do Brasil em um cenário de eventos extremos.

Além da Jornada, dentre as ações da ANA sobre o tema, foi lançado o estudo “Impacto da Mudança do Clima nos Recursos Hídricos do Brasil”, que apresenta o panorama da disponibilidade de água no Brasil. De acordo com a publicação, a tendência é de uma redução na disponibilidade de água em todo o país, inclusive em grandes centros urbanos e regiões importantes para produção agrícola. A queda pode ser de até 40% em regiões hidrográficas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste até 2040.

Confira o estudo na íntegra.

Confira o hotsite da Jornada da Água.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março, com o objetivo de colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro.




www.comitebaiadeguanabara.org.br