Conheça a Baía

Belford Roxo: uma das cidades mais tradicionais do Rio de Janeiro

Belford Roxo é um município brasileiro da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Está localizado ao norte da capital do estado, distante cerca de 20 km do Rio, e estende-se por uma área de cerca de 79 km². Belford Roxo tornou-se município no ano de 1990, após emancipação da cidade de Nova Iguaçu.

Atualmente, o município é o sétimo mais populoso do Rio de Janeiro e possui um dos maiores valores de PIB do estado. Apesar disso, sua renda per capita é uma das mais baixas do estado. Ao comparar seus indicadores sociais com outras cidades do estado, como Niterói e Petrópolis, percebe-se que o município oferece uma infraestrutura de serviços básicos, com padrões menores que os demais municípios vizinhos.

Origem histórica

Uma velha fazenda chamada Fazenda do Brejo, onde havia um engenho de açúcar no início do século XVII, originou o município de Belford Roxo. Em 1720, havia no rio Sarapuí um porto que fazia o transporte de mercadorias entre a Corte e as fazendas. Por causa do movimento das marés, os rios transbordavam alagando as terras próximas, formando mangues e brejos, tornando a região conhecida como “Brejo”. Em 1843, o Visconde de Barbacena vendeu a Fazenda ao Comendador Manoel José Coelho da Rocha.

Em 1888, aconteceu uma das mais fortes e longas estiagem na Baixada Fluminense. Entre várias soluções propostas ao governo, inclusive a do Engenheiro Paulo de Frontin, foi que em apenas seis dias captar 15 milhões de litros d’água para a Corte, façanha que ficou conhecida como “Milagre das Águas”, Um ano depois morria um dos colaboradores de Paulo de Frontin, o Inspetor Geral de Obras Públicas Raymundo Teixeira Belford Roxo. O Brejo, uma pequena vila, depois de se chamar Santo Antônio de Jacutinga, Ipueras e Calhamaço Brejo, passou a se chamar Belford Roxo, em homenagem a esse engenheiro.

O que fazer em Belford Roxo

A cidade tem várias atrações turísticas como a Festa da Emancipação, que comemora a emancipação de Belford Roxo e ocorre em abril, no centro da cidade. Durante o período da festa, há shows com atrações regionais e nacionais, ações promocionais em estandes de empresas e praça de alimentação oferecendo comidas típicas. Cerca de 100 mil visitantes passam pelo evento. Além disso, há a Procissão de São Sebastião, que ocorre todo dia 20 de Janeiro, com a presença de barraquinhas de comidas e brincadeiras.

A Festa de São João Batista acontece no bairro da Piam, na matriz da Paróquia São João Batista- Piam, sempre nos finais de semanas próximos ao dia do Santo padroeiro (24 de junho). Os festejos religiosos contam com danças e comidas típicas que envolvem toda a comunidade local e visitantes de todas as localidades.

Além disso, a tradicional festa junina de Belford Roxo, conhecida como Arraiá do Nojento, é realizada no bairro de Andrade Araújo, atraindo pessoas de vários locais da Baixada Fluminense, sendo realizada nos meses de junho ou julho.

No município há também o tradicional Torneio Joca, em homenagem ao primeiro prefeito, e é realizado no aniversário de emancipação da cidade. É uma corrida de charrete pelas principais ruas da cidade. Esse campeonato visa resgatar as práticas dos colonizadores portugueses, principalmente os oriundos da antiga capitania de São Vicente, praticantes de corridas de charretes.

Curiosidades sobre a cidade

Belford Roxo cresceu muito rapidamente, e por ser um município pequeno em área, divide com São João de Meriti o título de "Formigueiro Humano".

A cidade ganhou notoriedade a partir da escola de samba, Inocentes de Belford Roxo, que desfila anualmente no Carnaval da cidade do Rio de Janeiro.

A cidade sedia grandes empresas como a Bayer do Brasil, Termolite e a Lubrizol, o que gerou muitos empregos para a população.

Fontes: Cidades.ibge.gov.br, encontrabelfordroxo.com.br




www.comitebaiadeguanabara.org.br