Conheça a Baía
Conheça o Parque Estadual da Serra da Tiririca
Conhecido como PESET, o parque abriga diversos ecossistemas nas cidades de Maricá e Niterói.
Em meio ao cenário urbano da região metropolitana do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) emerge como um oásis de preservação ambiental. Criado pela Lei Estadual nº 1.901, de 29 de novembro de 1991, a partir da mobilização de movimentos ambientalistas e comunitários, a unidade de conservação de proteção integral possui uma área de aproximadamente 3.500 hectares e desempenha um papel crucial na conservação da biodiversidade da região.
Localizado entre os municípios de Maricá e Niterói, o PESET é um verdadeiro santuário de flora endêmica, abrigando ecossistemas diversos, como matas de restinga, manguezais, campos de altitude e formações rochosas únicas. A diversidade de ambientes propicia a ocorrência de algumas espécies raras ou ameaçadas de extinção, como o pau-brasil, a copaíba e o jequitibá-branco.
Em 1992, a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), incluiu o Parque como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Resultado de décadas de esforços na preservação e recuperação ambiental, a presença de espécies como o gato-maracajá e do jacaré-de-papo-amarelo evidencia a importância do PESET como um corredor ecológico em meio à expansão urbana.
O Parque também possui significativa influência na proteção do Sistema Lagunar Itaipu-Piratininga e do Sistema Lagunar Maricá-Guarapina. Além de contribuir para a conservação da biodiversidade, o PESET oferece uma experiência única aos visitantes. Ao logo de toda sua extensão, trilhas bem demarcadas conduzem por cenários deslumbrantes, proporcionando vistas panorâmicas do oceano Atlântico, das montanhas e das áreas verdes. A prática de atividades ao ar livre, como caminhadas e observação de aves, é incentivada, desde que respeitando as normas de preservação estabelecidas.
O Parque Estadual da Serra da Tiririca desempenha um papel ativo na educação ambiental, recebendo escolas, grupos comunitários e visitantes em geral. Programas educativos destacam a importância da conservação da biodiversidade, a preservação de ecossistemas costeiros e a relevância dos parques naturais para a qualidade de vida urbana. A conscientização gerada por essas atividades contribui para a formação de cidadãos mais engajados na preservação ambiental.
Apesar dos esforços, o PESET encara desafios comuns a muitas áreas de conservação. Um deles, que é o mais recente, é da aprovação do Projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo de Niterói. O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores da cidade no dia 14 de março de 2024 e caso seja sancionado, há a possibilidade de adensamento e diversas áreas da cidade e a liberação de potencial construtivo em algumas áreas de preservação, dentre elas a área do PESET.
A promoção de iniciativas de turismo sustentável, investimentos em ciência e monitoramento ambiental, além da implementação de políticas eficazes de preservação, são aspectos cruciais para garantir que o PESET continue a desempenhar seu papel como um refúgio de biodiversidade e um espaço de aprendizado e lazer para todos.
Fontes:
http://meioambiente.niteroi.rj.gov.br/parque-estadual-da-serra-da-tiririca-peset/
https://storymaps.arcgis.com/stories/0f935ab6c21b4863a03280d767fdb623
https://bafafa.com.br/turismo/roteiros/parque-estadual-da-serra-da-tiririca-paraiso-ecologico-na-divisa-de-niteroi-e-marica
https://vejario.abril.com.br/cidade/tres-especies-raras-animais-flagradas-parque-niteroi
|