Cuidar é preciso
Opinião: Impacto das mudanças climáticas nos recursos hídricos
Como os eventos climáticos afetam a população da Região Hidrográfica V?
Mudanças climáticas podem ser explicadas como alterações no clima causadas pela natureza e pela ação humana. A cada ano aumenta a incidência de eventos hidrológicos extremos, como as secas, que impactam o abastecimento de água e ameaçam a conservação dos corpos hídricos. Considerando apenas a Região Hidrográfica V, que abriga a Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e os sistemas lagunares de Maricá e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, as mudanças climáticas afetam a vida de cerca de 8,5 milhões de pessoas.
O aquecimento global, fenômeno que vem sendo acelerado pela ação humana ao longo dos anos, provoca mudanças climáticas intensas. O aumento da temperatura eleva as taxas de evaporação e precipitação das águas de modo imprevisível e faz com que algumas regiões se tornem mais úmidas e outras extremamente secas.
Além dos impactos sociais, esse cenário coloca à prova os modelos de gestão dos órgãos governamentais responsáveis por gerir o território e seus recursos naturais. Para enfrentar as mudanças climáticas de forma eficaz, é necessário adotar medidas em todos os níveis de governo, em conjunto com a sociedade civil. O gerenciamento dos recursos hídricos deve alinhar as demandas econômicas, ambientais e sociais, evitando conflitos e garantindo o uso da água a longo prazo.
A diretoria colegiada do Comitê tem como missão buscar soluções para esses problemas, estabelecendo parcerias com o poder público e a sociedade civil organizada. Além disso, temos como função estimular iniciativas que promovam o ordenamento territorial, visando garantir recursos hídricos em quantidade e qualidade adequados e o aumento da resiliência das cidades.
*Por João Flávio Werneck, diretor administrativo do CBH Baía de Guanabara e representante da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá – SEPDEC no Comitê
|