Curso de ecopedagogia de Maricá. Foto: divulgação.
Conheça a Baía

Maricá promove educação ambiental voltada para estudantes e professores do município

Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Educação desenvolve mais de dez projetos práticos e teóricos de conscientização da população local

Com uma população de mais de 165 mil habitantes, Maricá é um município costeiro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro abrangido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara e pelo subcomitê Maricá-Guarapina. Considerada um paraíso natural, em razão de seus 46 quilômetros de praias e do grande complexo lagunar que abriga – ao todo, cinco lagoas o compõem (Brava, de Maricá ou Grande, da Barra, do Padre e de Guarapina) –, a cidade enfrenta grandes desafios ambientais, uma vez que houve um aumento da demanda da construção civil, que ocasionou a crescente carga de efluentes in natura despejados nas lagoas.

Mesmo com os dilemas na preservação, a cidade, atualmente, conta com vários projetos de educação ambiental destinados à preservação de seu habitat.

Exemplo disso é que, em 2023, a Prefeitura Municipal, por meio da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, colocou em prática mais de dez iniciativas destinadas especialmente a estudantes, mas também a professores e funcionários da rede pública de ensino. Em consonância com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), as ações estão centradas no desenvolvimento de uma postura transformadora por parte do público a que se destinam, por meio de atividades práticas e teóricas de conscientização ambiental.

A Gerência de Educação Ambiental é responsável pela produção de material didático que contempla educação ambiental e patrimonial, ações de educação em saúde nas escolas – realizadas em parceria com o projeto Heróis Contra a Dengue –, atividades realizadas no Espaço Guararema – em conjunto com a ONG Espaço Guararema –, visitação de hortas comunitárias e implantação de hortas escolares (em parceria com a pedagoga Renata Moraes, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento), promoção de visitas aos ambientes naturais da cidade, interpretação de trilha ecológica e o curso de ecopedagogia.

O tema Educação para o Patrimônio Cultural (Educação Patrimonial), por sua vez, é trabalhado por meio de palestras sobre a história da cidade, visitas a sítios históricos, elaboração de cartilhas e realização de pesquisa nas comunidades escolares. Essa temática é desenvolvida em parceria com a arquiteta e urbanista Renata Gama, da Secretaria de Cultura. “Todo o trabalho é realizado de maneira integrada com outras secretarias, como as de Cultura, Saúde, Agricultura e Cidade Sustentável, no sentido de diversificar o conhecimento dos alunos de maneira transversal e interdisciplinar”, explica o gerente e biólogo Marcus Lacerda.

Ecopedagogia

Um dos destaques da atuação da Gerência de Educação Ambiental é o curso de Ecopedagogia. Com o objetivo de demonstrar uma nova forma de educar, no contexto da cidadania planetária, o curso, que é destinado a professores da rede municipal e ao público em geral, inclui abordagens pedagógicas voltadas para o meio ambiente.

Palestras sobre legislação ambiental, descrição dos ecossistemas locais com visita de campo (sistema lagunar, restinga, Mata Atlântica), palestras sobre as unidades de conservação, saberes indígenas na educação ambiental, patrimônio histórico-cultural de Maricá, histórico do movimento ambiental, cartografia, aula teórica e prática de agroecologia, alimentação natural, dentre outras temáticas, compõem o conteúdo. Ao final, todos recebem certificado.

“Esse curso também é voltado para servidores de outras secretarias e educadores que atuam na cidade, mas que são de outros municípios, como forma de integrá-los à história e às diretrizes de Maricá”, acrescenta Lacerda.




www.comitebaiadeguanabara.org.br