Lagoa Rodrigo de Freitas. Foto: Luiza Bragança
Integração

Programas de monitoramento desencadeiam ações na Lagoa Rodrigo de Freitas

Desde 2012, é realizado o acompanhamento da lagoa e dos canais que nela desaguam

Programas de monitoramento são fundamentais para levar à população dados concretos sobre a qualidade das águas e para subsidiar ações do poder público e das concessionárias em determinados locais.

Um exemplo é o que é realizado pela Fundação Rio-Águas na região da Lagoa Rodrigo de Freitas. Desde 2012, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, o projeto avalia os níveis de Oxigênio Dissolvido na água – principal parâmetro de qualidade –, Temperatura, Turbidez, Salinidade, pH, dentre outros.

São realizados dois tipos de monitoramento da qualidade da água da Lagoa. Um deles é o contínuo, feito por meio de sonda instalada em boia, no ponto central do manancial. Por meio dele, a transmissão de dados ocorre a cada 30 minutos. O outro tipo de monitoramento é pontual – amostras são coletadas duas vezes por semana em seis estações de amostragem e, posteriormente, analisadas em laboratório. Além da própria lagoa, também são monitorados os rios e canais que nela desaguam.

De acordo com o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, em 2023 a maioria dos boletins apresentou boa qualidade da água. “A qualidade da água na maior parte do tempo tem se mantido boa, tanto que 93% dos boletins emitidos no ano passado identificaram estado de equilíbrio para as comunidades aquáticas.”

Algumas ações que foram realizadas a partir dos resultados obtidos pelo monitoramento envolvem operações das comportas. Como no caso da comporta da Rua General Garzon, que foi firmada uma parceria entre o CBH Baía de Guanabara com a Fundação Rio Águas para planejamento e execução da readaptação da comporta de manejo. O projeto prevê a troca da comporta e a ampliação da abertura do canal, para promover melhor escoamento das águas da chuva.

Os boletins são disponibilizados no Portal da Prefeitura do Rio. Confira.

Monitoramento do CBH Baía de Guanabara

O CBH Baía de Guanabara realiza o programa de monitoramento quali-quantitativo, que visa monitorar a qualidade da água na Região Hidrográfica V. A partir dos resultados obtidos no relatório, são traçadas ações em conjunto com as autoridades, tanto estaduais quanto municipais, para preservação dos recursos hídricos dos 17 municípios da região. O relatório pode ser acompanhado aqui.




www.comitebaiadeguanabara.org.br