Conheça a Baía

Copacabana, a Princesinha do Mar

“Existem praias tão lindas cheias de luz; nenhuma tem o encanto que tu possuis; tuas areias, teu céu tão lindos; tuas sereias sempre sorrindo; Copacabana princesinha do mar”. Este trecho da canção Copacabana, composta por Alberto Ribeiro e João De Barro, exalta uma das praias mais famosas do mundo. Conhecida como a “Princesinha do Mar”, Copacabana talvez seja o lugar mais citado e reverenciado do Brasil dentro e fora do país.

Famosa pelo seu calçadão, pelos atrativos gastronômicos, culturais e esportivos e pela maior festa de Réveillon do planeta, a localidade é tema de músicas, poemas, pinturas e já foi cenário de várias novelas, filmes e livros. Um verdadeiro cartão postal brasileiro.

Localizado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, o bairro de Copacabana é um dos principais destinos turísticos do país e concentra hotéis, bares, restaurantes, museus e diversas outras atrações. Milhões de pessoas de todo o mundo frequentam a região o ano inteiro.

Com quase 4 km de extensão, a orla abriga diversos atrativos, como o Forte do Leme, o Hotel Copacabana Palace, o Museu da Imagem e do Som e o Forte de Copacabana. Destaque também para as estátuas de bronze em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, e ao cantor e compositor Dorival Caymmi.

História
Inicialmente, a extensão da praia e seu entorno eram denominadas Sacopenapã, de origem tupi, que traduzia "o barulho e o bater de asas dos socós". A região era bem diferente do que se conhece hoje em dia, uma vez que seu difícil acesso resultava em poucos habitantes e raras edificações.

O nome Copacabana foi dado no século 17, com a chegada de comerciantes de prata de origem boliviana e peruana, que eram conhecidos como “peruleiros”. Motivados por sua fé, os imigrantes trouxeram uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Copacabana, santa de muita devoção de uma cidade da Bolívia chamada Copacabana, situada às margens do Lago Titicaca.

A imagem foi depositada no interior de uma capela, erguida sobre um rochedo, que separa a Praia de Copacabana da Praia de Ipanema. Em 1746, foi construída no mesmo local uma igreja maior, em um ato de agradecimento do Bispo D. Antônio do Desterro, que recebeu uma graça especial de Nossa Senhora de Copacabana durante uma terrível tempestade no mar. Em 1914, a igreja foi demolida para dar lugar ao atual Forte de Copacabana.

Símbolo brasileiro
Em 1892, um marco para a região, foi a inauguração do túnel no Morro de Vila Rica, Túnel Real Grandeza, conhecido como Túnel Velho, atual, Túnel Alaor Prata. A construção permitiu o acesso entre Copacabana e Botafogo e a integração com o restante da cidade. Outro destaque para a integração e movimentação no bairro foi a criação e ampliação das linhas do bonde.

Já no início do século 20, em 1905, na gestão do prefeito Pereira Passos, foi iniciada a obra da Avenida Atlântica. Nesse mesmo período houve a construção do famoso calçadão de Copacabana, feito com pedras brancas e pretas de Portugal e inspirado na Praça do Rocio, em Lisboa. O mosaico da calçada se tornou o símbolo do bairro.

Outra grande referência do bairro é o Hotel Copacabana Palace, o primeiro grande edifício construído na orla, inaugurado em 1923. Nas dependências do Hotel também funcionou um cassino até 1946, quando o jogo foi proibido no país. A edificação, cuja localização é privilegiada, permite uma bela vista da praia.

Para além da expansão urbana, a praia também abriga uma Colônia de Pescadores com mais de 500 associados. Fundada em 1923, a Colônia Z13 mantém viva a pesca artesanal na praia. É no chamado Posto 6, bem ao lado do Forte de Copacabana, que ficam as embarcações e os pescadores.

Copacabana também já foi palco de mega-shows realizados nas areias da praia, como as apresentações de Rod Stewart e Rolling Stones, com milhões de espectadores. A praia recebe ainda grandes eventos esportivos como campeonatos de vôlei de praia e futebol de areia e travessia aquática em águas abertas. Em 2016, o bairro foi um dos polos da Olimpíada do Rio de Janeiro. Atualmente, Copacabana é o bairro com maior concentração populacional da Zona Sul carioca. De acordo com o Censo IBGE de 2010, o bairro tem cerca de 150 mil habitantes, sendo o de maior concentração de idosos do país.




www.comitebaiadeguanabara.org.br