Integração

A importância das trilhas de longo curso para a preservação ambiental

Rede Brasileira de Trilhas e Trilha Transcarioca são importantes iniciativas que unem a prática da trilha com a proteção das unidades de conservação

A trilha de longo curso é uma importante prática esportiva e de recreação realizada em grandes corredores ecológicos. Além de gerar qualidade de vida aos praticantes, também é uma ferramenta de preservação ambiental e de geração de emprego e renda de forma sustentável, uma vez que movimenta o setor do ecoturismo com a oferta de serviços por parte dos moradores do entorno.

Um exemplo bem-sucedido da união da prática do esporte com a discussão de políticas ambientais é a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Recentemente, a Rede recebeu o Prêmio Advancing Trails Award na categoria internacional, uma das maiores chancelas da área de trilhas. O prêmio reconhece iniciativas fora dos Estados Unidos de contribuição para a criação e desenvolvimento de sistemas eficientes de trilhas ao redor do mundo. A premiação é uma iniciativa da coalizão norte-americana American Trails, maior organização de trilhas do mundo e que reúne diversas gestoras de trilhas e de áreas protegidas, profissionais, empresas, voluntários, conservacionistas e usuários em uma aliança com o intuito de promover o desenvolvimento e divulgação das trilhas.

Outro exemplo de união das atividades de aventura com a pauta da preservação ambiental é a Trilha Transcarioca, iniciativa pioneira que inspirou a criação da Rede Brasileira. A Trilha foi idealizada em 1995 com o objetivo de interligar as unidades de conservação da cidade do Rio de Janeiro. Desde então, mais de mil voluntários já contribuíram para a iniciativa, tanto pessoas físicas quanto instituições.

A coordenadora de Comunicação da Trilha Transcarioca e diretora de Comunicação da Rede Brasileira de Trilhas, Luciana Nogueira, ressalta a atuação da Trilha no contato das pessoas com a natureza. “Trilhas de longo curso são ferramentas poderosas de conservação ambiental e de interação do homem urbano à natureza. A Trilha Transcarioca é uma trilha de longo curso totalmente urbana, ligando paisagens naturais, rurais e históricas dentro da cidade do Rio de Janeiro por meio da conexão de Unidades de Conservação. São 180 quilômetros de trilhas que cruzam a cidade, da Barra de Guaratiba à Urca, inteiramente em área natural protegida.”

Além disso, Luciana também ressalta a importância da Trilha Transcarioca para a preservação e valorização dos recursos naturais. “Para uma metrópole, a Trilha Transcarioca se torna um corredor ecológico importante ao promover a conservação das áreas, trazendo a sociedade civil para cuidar e manter. São muitas as ações de preservação ambiental realizadas na manutenção das trilhas. As atividades de ecoturismo e de turismo de aventura se consolidaram como atrativos naturais únicos que o Rio de Janeiro possui e a Transcarioca tornou possível conhecer, usufruir e admirar.”




www.comitebaiadeguanabara.org.br