Pintura de boeiros e bocas de lobo em Cachoeiras do Macacu. Foto: Rodrigo Campanario/Acervo Guardiões do Mar
Integração

Conexão Serra: Descendo o Rio Somos todos Oceano

Iniciativa promoveu, em setembro de 2024, mobilização urbana em prol da limpeza de corpos d’água

Respondendo ao convite do Movimento Pororoca, a ONG Guardiões do Mar deu início à ação “Descendo o Rio Somos Oceano: Conexão Serra ao Mar”, em setembro. A iniciativa reuniu 87 participantes — a maioria mulheres — em um esforço coletivo que percorreu comunidades da Região Serrana até a Baía de Guanabara, o que reforça a interdependência entre esses ecossistemas e mostra que a preservação dos oceanos começa muito antes de suas águas.

Promovida pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, a ação foi um dos destaques da SP Ocean Week 2024, no palco Pororoca. Com alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 14 (Vida na Água), e apoio da Década do Oceano das Nações Unidas, a iniciativa reafirma o compromisso com a sustentabilidade marinha e o engajamento das comunidades para a proteção dos ecossistemas oceânicos.

A primeira ação ocorreu em Cachoeiras de Macacu, onde jovens do Ecoclube Serra Mar, parte do Projeto Sou do Mangue, realizaram a intervenção "O manguezal começa aqui!". Pintando mensagens educativas ao redor de bueiros e bocas de lobo, os participantes chamaram a atenção para o papel vital dos manguezais na filtragem de poluentes e na preservação dos mares.

Em seguida, a mobilização chegou aos manguezais de Magé e Guapimirim, onde a Operação Limpa Oca, coordenada pelo Projeto Do Mangue ao Mar, promoveu a limpeza dessas áreas. A iniciativa destacou como essas ações ajudam a evitar o acúmulo de lixo nos oceanos. Além disso, um jogo interativo com pescadores demonstrou a conexão entre os fluxos dos rios e o impacto das correntes oceânicas, reforçando que tudo está interligado.

As atividades continuaram em Duque de Caxias, com a participação do Coletivo Ambiental Mirim (CAM) e dos Agentes Ambientais do Projeto EDUC, entre outros coletivos, que mobilizaram as escolas locais para realizar atividades educativas. O objetivo era inspirar os jovens a refletir sobre o descarte correto de resíduos e a importância de preservar os ecossistemas marinhos desde a infância.

Segundo Anna Carolina Braz, coordenadora de comunicação da ONG Guardiões do Mar, “a ação destacou como nossas iniciativas de conservação costeira e marinha, educação e projetos voltados para comunidades tradicionais e vulneráveis se complementam na promoção de uma cultura oceânica”.

Além de promover a sustentabilidade, a ação também valorizou a inclusão, com a participação de diversos grupos comunitários e acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, graças à tradução do vídeo final em libras, realizada pelo Ateliê do Encontro.

O vídeo da ação pode ser conferido no YouTube, e a Guardiões do Mar, junto com seus parceiros, espera fortalecer uma rede de colaboração entre diferentes regiões e comunidades.



www.comitebaiadeguanabara.org.br