Voluntários durante o CleanUp Day 2024 na beira do rio Macacu. Foto: Vitória Lima/Acervo Instituto de Ação Socioambiental
Rumo à universalização

CleanUp Day 2024: um dia mundial de limpeza que se reflete na Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara

Mobilização foi realizada em Cachoeiras de Macacu para limpeza do Rio Macacu

No dia 21 de setembro, uma importante ação de limpeza foi realizada em um dos rios de Cachoeiras de Macacu, o Rio Macacu, que deságua na Baía de Guanabara. A iniciativa começou com um café da manhã e contou com a participação ativa da comunidade, além do apoio da Escola Municipalizada Amazonas e da APA Macacu/Parque da Cidade.

Em apenas uma hora, os participantes coletaram, separaram e pesaram 107,045 kg de resíduos, retirados das margens e do leito do rio. Na ocasião comemoramos também o Dia da Árvore, com o plantio de mudas de espécies nativas, fortalecendo o compromisso com a preservação ambiental.

Essa ação faz parte da REDAGUA que é uma rede de projetos socioambientais que inclui o Projeto Coral Vivo, Projeto Guapiaçu, Meros do Brasil e Projeto Uçá, todos parceiros da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com atuação na Baía de Guanabara e seu entorno.

Mobilização em Magé para Limpeza do manguezal de Porto Velho na Piedade

O Manguezal do Porto Velho da Piedade também foi palco de uma importante ação de limpeza ambiental, organizada pelo projeto "Do Mangue ao Mar", em parceria com a ONG Guardiões do Mar e a Transpetro. A iniciativa contou com a participação de 43 voluntários, incluindo jovens do Ecoclube Do Mangue ao Mar da Base Guanabara, membros da Associação de Pescadores Lutando Pela Vida, da Associação Remanescente do Quilombo do Feital, além de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da APA de Guapimirim (ICMBio/MMA) e do Centro de Ensino Integrado Agroecológico (CEIA) Barão de Langsdorff.

A coleta durou 45 minutos, e a triagem detalhada dos resíduos levou 2 horas, totalizando 137,250 kg de lixo recolhido, distribuído em 1.548 itens. Entre os materiais, destacaram-se sacos e sacolas plásticas (13,550 kg), roupas e pedaços de tecidos (22,050 kg), garrafas de vidro (20,050 kg) e potes de vidro e cerâmica (30,450 kg). Outros itens como garrafas PET (4,350 kg), pedaços de isopor (1,900 kg), brinquedos (1,750 kg), e até um aparelho eletrônico (televisão) pesando 20,250 kg, também foram encontrados.

Mobilização em Niteroi para limpeza da Praia de Itaipu

Neste mesmo dia foi realizada a ação Clean Up Day do Projeto Aruanã na Praia de Itaipu, em Niterói, como parte das iniciativas do Dia Mundial da Limpeza. A ação contou com a participação ativa de 53 voluntários e apoio da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, além do envolvimento do Projeto Sirgas Maricá, mais um parceiro da Petrobras.

Em apenas 20 minutos, os participantes coletaram e triaram um total de 14,723 kg de resíduos. Durante a triagem, diversos tipos de materiais foram separados e pesados, destacando-se as garrafas de vidro (3,360 kg), materiais orgânicos (3,33 kg), sacos e sacolas plásticas (0,860 kg), lacres de metal (0,805 kg) e fragmentos de plástico (0,690 kg). Outros itens recolhidos incluem chinelos e sandálias, pedaços de madeira, roupas, embalagens de alimentos, bitucas de cigarro e até mesmo pequenos eletroeletrônicos.

Redação: Vitória Lima - Projeto Guapiaçu (Instituto de Ação Socioambiental), Suzana Guimarães - Projeto Aruanã (Instituto Litorallis) e Andie Märal - Projeto Do Mangue ao Mar (ONG Guardiões do Mar).



www.comitebaiadeguanabara.org.br