Conheça a Baía
Conheça o Rio Imboaçu
Localizado no município de São Gonçalo, o rio apresenta desafios ocasionados pela ocupação da região
A bacia hidrográfica do rio Imboaçu localizado no município de São Gonçalo, drena uma área de cerca de 14,9 km². Sua nascente está localizada na APA do Engenho Pequeno e sua foz na Baía de Guanabara, próximo ao bairro Boa Vista.
O rio Imboaçu possui relevante papel histórico, pois foi ao longo de suas margens que teve início o desenvolvimento da cidade. Esse rio era navegável e, desde o século XIX, a população utilizava suas águas para escoamento da produção agrícola, abastecimento, pesca, recreação, entre outros usos. Com a aceleração da expansão urbana entre as décadas de 1960 e 1980, a necessidade de adquirir novos espaços para edificações e obras de infraestrutura levou a uma série de alterações na fisiografia do rio Imboaçu.
Ao longo do seu percurso, o manancial atravessa uma região densamente ocupada – em alguns trechos, as construções ocupam a calha, dificultando o escoamento e favorecendo o transbordamento e inundações quando ocorrem chuvas intensas. As nascentes desta bacia situam-se na região que apresenta altitudes médias de 150 metros, atingindo 280 metros no ponto mais alto. O clima é quente e úmido, com pluviosidade média anual em torno de 1.236 mm.
A ocupação da bacia é densa e desordenada, típica das regiões periféricas dos grandes centros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e apresenta problemas sociais e ambientais generalizados. São comuns a precariedade ou a ausência de esgotamento sanitário, abastecimento de água e coleta de lixo, condicionando uma situação de insalubridade alta. Os cursos d’água, de pequeno porte, em sua maioria, recebem grande carga orgânica de esgotos domésticos e industriais não tratados, apresentando alto grau de deterioração.
A bacia do rio Imboaçu, é representativa das condições gerais de degradação na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e a sociedade é quem tem sido impactada diretamente pelas consequências das transformações nas redes de drenagem, principalmente em áreas urbanas.
|