Posto Pena, em Cachoeiras de Macacu. Foto: Luiza Bragança/Prefácio Comunicação
Integração

Municípios do subcomitê Leste celebraram datas socioambientais

Em março e em junho, os municípios promoveram ações para sensibilização em torno da preservação da água e do meio ambiente

As datas comemorativas socioambientais são momentos importantes para a sensibilização em torno dos cuidados com o meio ambiente. Além do conhecimento gerado por elas, a mobilização social é de extrema importância. Pensando nisso, os municípios que compõem o SC Leste realizaram ações que contribuíram positivamente para a conservação da Região Hidrográfica V (RH-V).

Dia Mundial da Água

Celebrando o Dia Mundial da Água, que é comemorado em 22 de março, ocorreram diversas ações para promover a conservação dos corpos d’água fluminenses durante os meses de março e abril. Uma das ações foi a apresentação “Da Serra ao Mar”, uma exposição itinerante realizada pelo primeiro Ecoclube Serra/Mar de Cachoeiras de Macacu. O projeto tem como objetivo incentivar a participação da juventude em discussões e ações socioambientais. Trazendo animais in vitro e informações ambientais, esta foi a primeira apresentação pública do grupo, formado por 15 jovens. A exposição foi realizada entre os dias 19 e 21 de março, centrada na conscientização da população, em diferentes pontos da cidade.

Também no dia 19 de março, ocorreu no Instituto Federal Fluminense – Campus Itaboraí o lançamento da coleção Década do Oceano, que contém materiais educativos sobre a conservação dos oceanos. A ideia surgiu de uma parceria entre a Editora Andrea Jakobsson Estúdio e a Cátedra Unesco do Instituto Oceanográfico da USP, e conta com os títulos Os Manguezais, Espetáculo da Vida Marinha e Mar Visto do Espaço.

Além disso, foram comemorados os 26 anos da ONG Guardiões do Mar, uma entidade que participa ativamente do CBH Baía de Guanabara e é importante para a consolidação das práticas e lutas pelos cuidados relacionados à conservação, restauração, pesquisa e educação das regiões costeiras do país

Além disso, no dia de 6 de abril, foi realizado o Clean Up Bay. Organizada pela Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA) parceiras da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a ação reuniu diversas pessoas em cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro para um mutirão de limpeza dos corpos de água locais. A Sub-região Leste do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara também esteve presente no evento nos municípios de São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Tanguá e Guapimirim.

Dia Mundial do Meio Ambiente

As ações voltadas para o Dia do Meio Ambiente começaram em 18 de maio, com a visita de observação de aves do projeto Guapiaçu, realizado pelo Instituto de Ação Socioambiental na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Macacu. O evento tinha como objetivo a conscientização e a propagação de informações sobre a rotina dos pássaros e a sua importância para o ecossistema de Cachoeiras de Macacu. Crianças e adultos puderam participar da observação.

No dia 6 de junho, ocorreu a visita de quatro turmas da UMEI Governador Eduardo Campos, em Maria Paula, que participaram pela primeira vez de atividades em campo. Com o intuito de incentivar as próximas gerações a cultivarem o senso de conservação, foi dada às crianças a oportunidade de conhecer o Jardim Sensorial, bem como assistir à soltura de um gambá e saber a importância das formigas para o equilíbrio ecológico. A ação foi coordenada pelo setor de Agroecologia da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói.

Logo após, entre os dias 10 de junho e 5 de julho, aconteceu a Ocupação Guardiões do Mar na na Casa Cultural Heloisa Alberto Torres de Itaboraí. Neste período, o Projeto Sou do Mangue apresentou jogos, filmes e exposições e distribuiu brindes que aproximam as crianças de temas ligados à conservação ambiental, sua importância e seus benefícios.

Algumas das atrações chamaram a atenção, como “Do Mangue ao Mar”, que exibe a riqueza cultural de objetos e artefatos do mundo da pesca utilizando fotos de Rodrigo Campanário, e o contato com a fauna marinha por meio de animais in vitro e jogos interativos.




www.comitebaiadeguanabara.org.br