Nossos Rios
Conheça o Rio Pendotiba
O manancial é pilar da Bacia Guaxindiba/Alcântara e é um desafio ambiental para Niterói
O Rio Pendotiba, um dos principais da região leste de Niterói, contribui de forma significativa para a Bacia Guaxindiba/Alcântara. Com cerca de 65% de sua área coberta por vegetação de Mata Atlântica, a Bacia do Pendotiba se destaca pela sua rica biodiversidade e relevância ecológica.
Niterói pode ser subdividida em três áreas principais de drenagem: a água que flui para as lagunas de Piratininga e Itaipu, a água que se dirige para a Baía de Guanabara e, por fim, a água que segue para o norte, em direção ao município de São Gonçalo. Entre esses sistemas, o Rio Pendotiba é essencial por seu papel na drenagem da região norte da cidade, contribuindo diretamente para a Bacia Guaxindiba/Alcântara no Subcomitê Leste do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara).
Com uma área total de aproximadamente 6,25 km² e um desnivelamento de 182,5 m, a Bacia do Rio Pendotiba é de ordem 3, com um sistema de drenagem perene. O comprimento do rio desde a nascente até a foz é de 5,2 quilômetros. A densidade de drenagem é de 1,98 km/km², o que a coloca na faixa mediana de drenagem, e o coeficiente de compacidade é de 1,78, o que sugere uma menor propensão a grandes enchentes. Com um fator de forma de 0,23, a bacia também apresenta menor risco de inundações.
No entanto, a área enfrenta desafios significativos causados por intervenções e ocupações irregulares ao longo das margens do rio, que podem causar estrangulamentos na drenagem e gerar consequências socioambientais adversas.
As nascentes do Rio Pendotiba estão localizadas na Serra Grande, com algumas inseridas em duas importantes unidades de conservação: a Reserva Ecológica Darcy Ribeiro e o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). Essas nascentes são vitais para o abastecimento de água dos afluentes e do próprio rio, sendo fundamentais para a manutenção e aumento da vazão dos cursos d’água.
Para enfrentar esses desafios, o município tem intensificado suas ações de conservação e melhoria da drenagem. A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) está realizando diversas obras de drenagem e contenção de encostas na região de Pendotiba. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) tem implementado o Projeto Água Escondida, que inclui análise e proteção das nascentes. O Programa Ligado na Rede, uma parceria entre SMARHS e a concessionária Águas de Niterói, tem intensificado a fiscalização para garantir que todos os imóveis estejam conectados à rede de esgoto, visando preservar a qualidade ambiental da região.
FONTES:
LEAL, T. S.; OLIVEIRA, B.G.; BITTENCOURT, P.; BEDRAN, R. Caracterização geomorfométrica das bacias hidrográficas dos rios das Pedras e Pendotiba: Subsidios na gestão de unidades de conservação em Niterói/RJ. In: 1º Encontro sobre Unidades de Conservação de Niterói, 2016, Niterói. Anais do 1º Encontro sobre unidades de conservação de Niterói, 2016.
PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI – PMN/SECONSER. Plano Municipal de
Saneamento Básico. 2015. Disponível em: < http://www.prosustentavel.niteroi.rj.gov.br/pdf/diagnostico_drenagem.pdf > Acesso
em 20/05/2018.
|