Estação de Tratamento de Água de Itaboraí. Crédito: divulgação Águas do Rio
Rumo à Universalização

Investimentos fazem Itaboraí avançar em saneamento básico

Cerca de R$ 13 milhões foram investidos em adutora e concessionária passou a operar três estações de tratamento de esgoto

Devolver a água em qualidade para os corpos hídricos é um grande passo para a universalização do saneamento básico. Nesse contexto, a concessionária Águas do Rio passou a operar três estações de tratamento de esgoto existentes e recebeu licença para construir uma nova ETE. Os investimentos se destinam ao município de Itaboraí, pertencente à área do Subcomitê Leste.

Os termos de permissão para a concessionária assumir a operação das ETEs Cabuçu, São José e Curuzu e a licença prévia para a construção da nova ETE Caceribu, foram assinados em julho.

Em publicação da Águas do Rio foi estimado que, com as melhorias, mais de quatro milhões de litros de água tratada passarão a integrar diariamente o sistema de abastecimento da área central de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio.

O aumento da disponibilidade hídrica é também fruto de investimento de cerca de R$ 13 milhões, em benefício de 20 mil moradores de 11 bairros da cidade. Com o montante, foi construída uma nova adutora (tubulação de grande diâmetro), obra executada pela Águas do Rio, entregue oficialmente também em julho.

Caminho das águas

Captada em Cachoeiras de Macacu, a água passará pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto das Caixas, em Itaboraí, antes de ser encaminhada, por 3,6 quilômetros da nova adutora, para os dois reservatórios do Centro da cidade, que acabaram de ser reformados – ambos foram interligados e armazenam cerca de dois mil litros de água tratada.

“Em cada região onde atuamos enfrentamos desafios, mas não medimos esforços para levar mais água para a população. Esta obra é um bom exemplo disso – profissionais capacitados cumpriram diversas etapas para transportar água de um município para o outro, sem causar prejuízo à cidade que passou a fornecê-la, e aumentar a produção em 40 litros por segundo para regiões com maior demanda”, afirma Pedro Freitas, Diretor Superintendente da Águas do Rio, ressaltando que, até o primeiro semestre de 2024, mais 4,5 km de adutora serão implantadas para levar água de São Gonçalo ao distrito de Cabuçu, em Itaboraí, beneficiando outras 10 mil pessoas.

*Com informações Águas do Rio (https://aguasdorio.com.br/mais-agua-para-20-mil-pessoas-de-11-bairros-de-itaborai/)




www.comitebaiadeguanabara.org.br