Membros do CBH Baía de Guanabara no 1° Encontro Técnico Sobre Alternativas de Abastecimento Hídrico da Região Leste da Baía de Guanabara. Divulgação

Integração

Encontro debate alternativas para acesso à água potável na região leste da Baía de Guanabara


O subcomitê Leste (SC Leste) tem realizado diversas iniciativas em prol da disponibilidade de água em qualidade e quantidade suficientes ao abastecimento da região, tendo em vista o Marco Legal do Saneamento e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) pactuados pela ONU.

Uma delas foi o 1° Encontro Técnico sobre Alternativas de Abastecimento Hídrico da Região Leste da Baía de Guanabara, realizado nos dias 8 e 9 de agosto, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que abordou a situação na região leste e soluções para o acesso à água potável pela população e para seus múltiplos usos.

Contribuições do subcomitê

O representante do Sistema Imunana-Laranjal e membro do SC Leste, Jorge Muniz, informou os participantes sobre a formação de um Grupo de Trabalho que realiza rodas de conversa sobre segurança hídrica no leste da Baía de Guanabara e apontou os principais desafios e proposições em prol do abastecimento na região.

Confira a fala na íntegra no nosso canal no YouTube.

A coordenação colegiada do SC Leste – constituída pelo representante da Prefeitura de Tanguá, Elielson Silva; pela Águas de Niterói, representada por Halphy Rodrigues; e pela Guardiões do Mar, representada por Andresse Gnoato – se responsabilizou pela organização do evento junto ao Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaboraí, que abrigou a programação. Os três coordenadores relataram que o maior desafio tem sido articular e unir esforços para promover a participação de todos os segmentos no debate, compartilhar as tomadas de decisão de forma democrática e transparente, intermediar os conflitos existentes e realizar ações em favor do desenvolvimento sustentável da região leste.

A diretora-presidente do CBH Baía de Guanabara, Adriana Bocaiuva, ressalta a importância do debate sobre o abastecimento hídrico na região. “A região leste é uma das maiores dentro do nosso comitê e enfrenta grandes desafios para garantir o abastecimento de água em quantidade e qualidade. Por isso, é necessário o debate de soluções e propostas para que a água atenda a todos os usos na região.”

O evento também contou com a presença da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), dos secretários de Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Magé; dos prefeitos de Rio Bonito e Tanguá; de representantes dos municípios do Leste Metropolitano; membros do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da diretoria do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, além de gestores, técnicos e pesquisadores da área.

Confira a íntegra do evento: primeiro dia e segundo dia.




www.comitebaiadeguanabara.org.br